A Indra será responsável pela implementação dos sistemas de gestão de tráfego ferroviário, telecomunicações, ticketing e segurança para linha de Alta Velocidade (AVE) que ligará Meca e Medina, por um importe de 440 milhões de euros, pela concorrência da Organização Saudita de Ferrovias (SRO) concedida ao consórcio espanhol para o equipamento, gestão e manutenção da linha durante 12 anos. Trata-se do maior projeto internacional gerido pela Espanha para a maior linha de Arábia Saudita, com um comprimento de 450 km e um volume estimado em mais de 160.000 passageiros por dia.
Este projeto valoriza o desenvolvimento de tecnologia espanhola de primeiro nível e com potencial de exportação. A aposta da Indra para o setor ferroviário e para a inovação tem levado as soluções da companhia em posição de vanguarda mundial do setor. Pelas mãos dos clientes espanhóis mais inovadores, a Indra vem desenvolvendo soluções de última tecnologia já implantada internacionalmente em países como Reino Unido, China, EUA, entre outros.
Na Arábia Saudita, a multinacional de TI desenhará, equipará e colocará em serviço o centro de operação e controle da linha, localizado em Jeddah, e o de respaldo. Ambos os centros serão equipados com o sistema DaVinci, desenvolvido pela Indra e de propriedade intelectual da Adif, que é considerada a plataforma mais avançada do mundo para a gestão do tráfego ferroviário.
A Indra também implementará a solução integral de telecomunicações, tanto fixas como móveis, que proporcionará a infraestrutura necessária para todos os demais sistemas (sinalização, ticketing, informação sobre passageiros, etc). Desta forma, fornecerá a mais moderna infraestrutura da rede de fibra óptica de alta velocidade, assim como da última tecnologia de comunicações móveis baseadas em GSM-R, sendo esta última um elemento essencial no desdobramento dos sistemas de proteção de tren ERTMS Nível 2. Igualmente a Indra equipará o material circulante com os sistemas necessários para permitir o acesso à Internet para os passageiros dentro do trem.
A Indra fornecerá toda a linha, a de maior tráfego de passageiros do país, com a última tecnología “sem contato” tanto para a emissão e venda automática e manual de bilhetes, que incorpora o pagamento eletrônico, como para os sistemas de controle de acessos. A tecnologia de ticketing sem contato (contactless) favorece a rapidez, já que os cartões que substituem os bilhetes são validadas por rádiofrequência mediante os sistemas de controle de acessos sem contato. Da mesma forma, a Indra fornecerá os sistemas de reservas e venda de bilhetes através de canais como a internet.
A companhia também será responsável por sistemas de informação para os passageiros, painéis eletrônicos e sinalização nas estações e trens, informações via web ou SMS, etc.
Ambiente ideal de simulação
A Indra desenvolveu um sistema integrado para a formação em condução e circulação com base em um ambiente ideal de simulação que permite testar frente ás condições reais as novas funcionalidades. O ambiente está formado pela combinação de diferentes simuladores dependendo do ferroviário: condutores de trens, agentes de circulação das estações e agentes de posto de controle de tráfego centralizado (CTC).
Para garantir a segurança em uma infraestrutura desta envergadura, a Indra implantará os sistemas de segurança de linha, entre os quais cabe destacar os sistemas de vigilancia e segurança das instalações, equipados com circuito fechado de televisão (CCTV) com tecnologia digital IP.
Por último, um sistema de gestão de manutenção, modular e adaptável, integrará em uma única solução todos os elementos e sistemas de linha: infraestrutura, telecomunicações, sinalização e intertravamento, estações e edifícios.
A vanguarda do setor ferroviário
O melhor exemplo da proposta da Indra para a inovação no setor ferroviário é o sistema DaVinci, fruto de um forte investimento em P&D e do trabalho de 150 pessoas durante quatro anos, que se converteu na plataforma referência mundial para gestão do tráfego ferroviário. DaVinci gerencia a rede de alta velocidade espanhola e redes de diferentes características como o metrô de Medellín ou do metro de Londres (London Underground). Além disso, tem sido foi a solução escolhida por Marrocos e Lituânia para gerenciar suas respectivas redes ferroviárias.
Além disso, a companhia vem realizando numerosos esforços para o desenvolvimento de tecnologias ferroviárias de última geração no marco da ERTMS Nivel 2 o ASFA Digital, entre outras.