A Empresa Portuária Valparaíso (EPV), responsável pela administração de um dos principais portos da América do Sul na cidade Valparaíso, no Chile, renovou o contrato com a multinacional espanhola Indra para ampliação e manutenção dos sistemas de operação. O projeto soma 7,5 milhões de euros de investimento e tem validade de cinco anos, ampliáveis a oito.
O contrato compreende o desenvolvimento de novas funcionalidades, a extensão de alcance e a manutenção do sistema de informação e comunicação logística, de comércio exterior e fiscalização para a comunidade portuária de Valparaíso. A solução será integrada aos processos de comunicação e transferência de informação novos agentes até completar toda a cadeia da comunidade portuária, desde a fonte de origem da carga de importação e exportação até seu transporte marítimo e vice-versa. A tecnologia ITS, da Indra, para sistemas de transportes inteligentes para operações de tracking, também está contemplada.
Ainda no Chile, a Controladoria Geral da República mantém um contrato de 2,7 milhões de euros com a Indra para implantação de um scanner de raio-x para inspeção não intrusiva de cargas e containers.
A espanhola já realizou a modernização tecnológica da ampliação do porto, em 2007. A área portuária é um dos segmentos mais fortes na qual atua, com contratos em Hong Kong, Polônia, Portugal, Marrocos, Angola, Cabo Verde e Espanha. A Indra também está com projetos em curso para ampliação do Canal do Panamá e o porto de Southampton, no Reino Unido.