Indra faz aliança para desenvolver e comercializar solução de sinalização ferroviária

A Indra e a Siemens assinaram um acordo para o desenvolvimento de uma nova solução de sinalização ferroviária completa, que engloba tanto a sinalização convencional como a tecnologia ERTMS nível 2 para o futuro sistema de gestão de tráfego ferroviário europeu. O acordo entre as companhias contempla a comercialização conjunta da nova plataforma em escala mundial.

Com está aliança estratégica, a Siemens e a Indra unem sua experiência e conhecimento em sinalização e telecomunicações ferroviárias para desenvolver uma solução global e integrada de última tecnologia, desenvolvida na Espanha e que será exportada aos mercados internacionais.

Um dos primeiros frutos do acordo é um novo sistema RBC (Radio Block Center), desenvolvido pela Indra sobre a base da plataforma SICAS ECC e a tecnologia de intertravamentos SIMIS da Siemens. O sistema RBC, peça chave para melhorar a sinalização do futuro sistema europeu ERTMS nível 2, encontra-se no processo de homologação e certificação de interoperabilidade no Centro Tecnológico Ferroviário (CTF) de Adif, em Málaga. Neste centro, que procura posicionar o sistema ferroviário espanhol como referência internacional, também está instalada a plataforma de intertravamento sobre a qual está sendo aprimorada a solução conjunta da Indra e Siemens.

Além de ser uma solução de sinalização completa e integrada, entre as vantagens da nova plataforma comum destacam-se também a grande flexibilidade e adaptabilidade à tecnologias futuras, a elevada disponibilidade e a facilidade de manutenção.

Tecnologia ferroviária espanhola exportável
Além das atividades e investimentos em P&D para alcançar uma solução integrada de última tecnologia e engenharia espanhola, a Indra e a Siemens estão engajadas nas análises de oportunidades comerciais em todo mundo e já participam conjuntamente em diferentes licitações. O objetivo é exportar projetos desta tecnologia, contando para isso com a liderança mundial em sinalização ferroviária da Siemens e com a experiência da Indra no desenvolvimento e internacionalização da tecnologia espanhola, de onde vem o bom exemplo do sistema DaVinci, considerado a plataforma mais avançada para a gestão do tráfego ferroviário do mundo e que a companhia já implementou na rede de Alta Velocidade Espanhola e em países como Reino Unido, Colômbia, Marrocos e Lituânia.

A união e o compromisso da Indra e da Siemens para colaborar tanto em projetos nacionais com internacionais configuram uma aliança estratégica de longo prazo.

Experiencia de colaboração
Não é a primeira vez que a Siemens e a Indra fazem uma parceria. As companhias participaram em algumas das mais emblemáticas obras de alta velocidade como o Ramal de Alta Velocidade da Sagra-Toledo, a seção da Linha de Alta Velocidade Lleida-Barcelona, e a linha de alta velocidade Madrid-Valladolid.

Atualmente, a Indra colabora com a Siemens no projeto de sinalização e telecomunicações da Metrô de Granada para a implementação dos sistemas SAE, SIV, ticketing, cronometragem, interfone e autofalante.