Indra e Andaluzia lideram projeto internacional

A Indra, na qualidade de parceiro tecnológico, e o Conselho de Saúde as Junta de Andaluzia lideram o desenvolvimento de um projeto de P&D de âmbito europeu cujo objetivo é facilitar aos pacientes crônicos o acesso on-line e seguro ao seu histórico clínico mediante a implantação generalizada de serviços de telemedicina. PALANTE (Patient Leading and Mananaging Their Healthcare Through e-Health) pretende assim ajudar aos pacientes desempenhar uma função mais ativa no cuidado da sua saúde, em conjunto com a equipe médica que o atende, por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação.
 
A iniciativa, com um orçamento de 6,3 milhões de euros, tem um prazo de execução de 36 meses e enquadra-se nos projetos europeus de P&D “Competitiveness and inoovation Framework Programme (CIP)”. O projeto contempla a implantação de pilotos na Espanha (Andaluzia e País Basco), Itália, Turquia, Noruega, Áustria e República Checa, assim como duas expereriencias adicionais na França e Dinamarca.
 
A Indra coordenará e gerenciará sua participação no projeto a partir do seu Centro de Excelência em Saúde Digital Avançada de Sevilha. A companhia de TI atuará como coordenador técnico do projeto e se responsabilizará pela implantação dos pilotos nos diferentes países. Entre outras funções realizará o monitoramento em condições reais das provas do conjunto de serviços de telemedicina selecionados e assumirá a análise e o desenho das adaptações necessárias para a integração de cada piloto nos diferentes sistemas de saúde.
 
Além disso, a multinacional de tecnologia também participará da definição de critérios básicos e funcionalidades para garantir um enfoque coerente dos serviços oferecidos em pilotos e um sistema comum para o intercâmbio de experiências assim como na avaliação dos resultados e impactos dos serviços de saúde eletrônica testados em cada piloto.