Indra desenvolve plataforma que facilitará o intercâmbio de informação sobre ameaça cibernética

 A Indra participou como parceira de tecnologia para o desenvolvimento de novas capacidades CloudCERT , que permitem que os atores envolvidos na proteção da infraestrutura crítica na Europa possa compartilhar informações sobre ameaças cibernéticas e vulnerabilidades de forma segura. A plataforma irá proporcionar um ambiente de teste em que o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação ( CERT) , as autoridades nacionais e operadores de infraestruturas críticas a Europa possa fazer exercícios simulados. O consórcio responsável pelo seu desenvolvimento, liderado pela INTECO (Instituto Nacional de Tecnologias da Comunicação Espanhol), apresentou o protótipo na sede do Ministério das Telecomunicações e da Sociedade da Informação da Espanha, em Madri.

 
A CloudCERT é uma plataforma web colaborativa para troca de informações sobre ameaças , vulnerabilidades e riscos de segurança cibernética , melhor coordenação e cooperação dos agentes envolvidos para efetivamente gerenciar os ativos críticos de ataques cibernéticos. Seu design garante a confidencialidade no intercâmbio de informações e assegurar que as pessoas que manipulam são identificados e submetidos a controlos de segurança precisas por cada Estado. Ele também minimiza os obstáculos à cooperação entre os operadores de infraestruturas críticas, que estão enfrentando problemas de segurança comuns , apesar de trabalhar em diferentes setores.
 
Dentro das equipes de projeto CloudCERT, a Indra e a Segurança Cibernética e Inteligência foram os responsáveis ​​pela definição do formato e conteúdo das informações compartilhadas, analisando os padrões disponíveis e definir o protocolo para troca de informações. Eles também alegaram a responsabilidade pela integração final.
 
A participação neste projeto posiciona a Indra como uma das principais empresas de segurança cibernética. A empresa tem colaborado com o Centro Nacional para a Proteção de Infraestruturas Críticas Espanhola ( CNPIC ) no desenvolvimento do conteúdo mínimo dos planos de operação e planos de proteção específica da infraestrutura crítica, que deve implementar esses operadores na segurança espanhola, bem como orientações sobre melhores práticas para processamento. Atualmente, a Indra tem implementado centro de segurança cibernética avançada i- CSOC , suas próprias instalações a partir do qual a empresa atende empresas e governos para proteger suas redes e sistemas .