Indra desenvolve plataforma para a gestão inteligente do turismo

 As mais de 27.000 empresas que se dedicam ao turismo e lazer na província espanhola de Pontevedra têm já à sua disposição uma avançada plataforma tecnológica para facilitar a gestão inteligente dos recursos e a criação de ofertas personalizadas a partir da experiência de cada turista. Os profissionais e empresário do sector podem ligar-se através de uma extranet para editar informação, comercializar produtos e criar eventos sociais a partir de qualquer local e os turistas podem aceder a um serviço completo personalizável que é monitorizado em tempo real.

 
A plataforma inclui um novo portal de promoção e comercialização do destino turístico das Rias Baixas, que se encontra também disponível em Português e está a ser desenvolvido pela multinacional de consultoria e tecnologia Indra, sob a orientação da Delegação de Pontevedra e da Escola de Organização Industrial (EOI). Esta iniciativa integra-se no projeto “Pontevedra, Destino Inteligente”, uma experiência piloto em Espanha que conta com o financiamento da União Europeia e tem como objetivo modernizar e melhorar a competitividade do sector turístico através das TICs.
 
A sua vantagem diferencial face a outros portais de turismo é a sua capacidade de entender o que pode precisar ou procurar o turista. A plataforma integra o conhecimento que vai sendo adquirido pelo utilizador enquanto navega por ela, com dados, informação e serviços que oferece. Este processo é possível graças a uma plataforma tecnológica desenhada pela Indra que incorpora avançadas tecnologias de CXM (Customer eXperience Management), que guarda os dados gerados pelos turistas no uso e personalização do portal e aplicações móveis, assim como ferramentas de Business Analytics, que facilitam a exploração de toda a informação fruto da interação dos viajantes com os profissionais do sector (grau de interesse dos conteúdos e serviços, recursos mais procurados ou pacotes turísticos mais atrativos, entre outros).
 
Outra das grandes novidades é a incorporação de um sistema de gestão de recursos turísticos que permite aos proprietários de empresas ou estabelecimentos (agências, hotéis, albergues, restaurantes, adegas, etc.) manter e atualizar diretamente a informação que se publica no portal sobre disponibilidade, promoções ou ofertas de “último minuto”. Esta informação será também difundida de forma automática e em tempo real para as plataformas de reservas e comercialização com que colaborem. O sistema de gestão incorpora ainda uma ferramenta que permite aos profissionais publicar informação nas redes sociais e conhecer a reputação online dos diversos estabelecimentos e empresas.
 
Com este projeto, a Indra aposta no desenvolvimento de soluções turísticas integrais (Smart Tourism) para dar resposta às necessidades das administrações e cidadãos ao agilizar a construção de serviços turísticos. A Indra amplia assim a sua proposta de valor Smart de onde se destaca Sofia2 como solução própria para a gestão de Internet of the Things (IoT) e Big data.
 
As Rias Baixas, na Galiza, são atualmente o quinto destino turístico em Espanha, com quase dois milhões de visitantes anuais (PT) e gera 40.000 postos de trabalho diretos e indiretos. Segundo dados de 2012 do Turismo Espanhol, cerca de 500.000 portugueses visitaram a região da Galiza, o que torna relevante para milhares de portugueses a existência desta avançada plataforma tecnológica que possibilita que a sua visita à região seja uma experiência turística mais completa e personalizada.