A Indra, uma das principais multinacionais de TI da Europa e da América Latina, assinou um acordo de exploração da solução de Gestão Portuária – JUP II, com as Administrações dos Portos de Leixões, Lisboa e Sines, em Portugal, sendo o mesmo acordo homologado pelo Secretario de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Correia da Fonseca.
A JUP II – Janela Única Portuária, é um sistema de gestão portuária, não apenas para todo o controle de operações do porto, mas a partir do qual se integram toda a comunidade de agentes, Autoridade Aduaneira, Autoridade Marítima, Sanitária, Controle de Estrangeiros e Fronteiras, Concessionários, entre outros.
Desenvolvida no âmbito das mais modernas metodologias e tecnologias em termos de sistemas de informação, a JUP II veio permitir a tramitação de todo processo do negócio dos portos de forma eletrônica, conferindo-lhes uma maior e melhor qualidade de serviço, sendo reconhecida atualmente como um dos fatores de competitividade mais importantes, por toda a comunidade portuária.
Neste acordo, as Autoridades Portuárias mantêm a propriedade intelectual sobre a JUP II, sendo cedido à Indra o direito exclusivo de exploração por um período de 5 anos, com renovações por períodos de 2 anos.
A decisão pela Indra como parceira no acordo, se deve á larga experiência da empresa neste setor. Desde finais dos anos 90, o Centro de Competências de Gestão Portuária da Indra, com sede em Portugal, tem desenvolvolvido sistemas de gestão específicos para as Autoridades Portuárias e respectivas comunidades, empregando hoje mais de 40 técnicos altamente especializados. A solidez e dimensão da empresa, que atualmente desenvolve projetos em mais de 100 países, é outro fator que pesou nesta decisão, e que vem permitir uma rápida divulgação e probabilidade de sucesso em termos internacionais.
As receitas de licenças da JUP II e respectiva manutenção serão repartidas entre as partes, sendo que na implementação, a Indra, para além dos seus técnicos, terá ainda a possibilidade de incluir experts das respectivas Autoridades Portuárias, garantindo serviços de excelência aos potenciais clientes.
Este Acordo vem possibilitar que Portugal possa incrementar as suas exportações em termos de tecnologia de ponta e serviços associados.
Indra
A Indra é a multinacional de Tecnologias da Informação número 1 da Espanha e uma das principais da Europa e América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimentos em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2009 atingiram 2.513 milhões de euros e sua atividade internacional representou cerca de 40%. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.