A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, participa junto com 16 especialistas internacionais em soluções tecnológicas, do Strategic Group for Smart Grid, da IEC-International Electrotechnical Comission, na Europa.
Os principais conceitos elaborados nesta comissão e em outras instâncias internacionais onde se estuda a aplicação das redes inteligentes, estão sendo incorporados ao novo sistema de gestão de distribuição de energia Zeus, desenvolvido pela Indra, em conjunto com a distribuidora brasileira de energia elétrica Elektro.
Vale destacar que o Zeus é o resultado da experiência e do know-how das equipes da Indra no Brasil e na Espanha, que há mais de 10 anos desenvolvem e implantam sistemas de gestão de distribuição. Atualmente, a Indra possui mais 140 clientes em todo o mundo e destaca-se por sua atuação na América Latina, região na qual atende mais de 80 clientes e está presente em praticamente todos os países.
O desenvolvimento do Zeus tem como objetivo criar uma solução de vanguarda que permite às companhias do setor de energia gerenciar de maneira eficaz e ambientalmente sustentável a operação e manutenção das suas redes de distribuição, integrando áreas operacionais, de planejamento, de projetos e de engenharia. O novo sistema emprega conceitos já consolidados no OPEN SGD como gestão de ativos, suporte operacional e ferramentas de visualização geográfica com maior integração em tempo real, além de gestão de medidas e geração distribuída, juntamente com potentes recursos de modelagem da rede por demanda e geração de energia.
O Zeus garante maior escalabilidade e desempenho, facilidade de manutenção e permite que seja customizado e parametrizado de acordo com as necessidades de cada cliente. A nova arquitetura trouxe ainda uma melhora notável no desempenho de processos críticos como a visualização gráfica e a execução de manobras, cujo tempo de processamento foi reduzido drasticamente.