O Vice-presidente de Tecnologia da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Carlos Roberto de Oliveira, foi homenageado com o Prêmio Cidadania Digital 2011, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID, por sua contribuição ao campo da tecnologia em identificação digital no Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 1º de dezembro, em Brasília, durante o Encontro Nacional Por Respeito à Cidadania Digital.
À frente da Diretoria de Tecnologia da CMB há sete anos, Carlos Roberto foi responsável por conduzir no âmbito da instituição projetos de suma importância para a cidadania brasileira como as Certidões Unificadas, o novo Passaporte brasileiro com chip e o Registro de Identificação Civil (RIC).
Os formulários de segurança para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito marcaram a unificação do documento, inviabilizando a duplicidade na emissão do registro civil e possíveis esquemas de fraude. Já o novo Passaporte brasileiro com chip, lançado pela Polícia Federal, traz um dispositivo eletrônico de gravação de dados acoplado no interior da capa do documento, de fundamental importância para o processo de automação do controle de imigração nos aeroportos do país.
A nova identidade dos brasileiros, lançada há um ano, reúne diversas informações do cidadão como impressões digitais e números de outros documentos em um único cadastro. Além da praticidade, segurança também é ponto-chave no projeto. O RIC possui alguns dos principais itens de proteção utilizados na nova família do Real como tintas especiais, imagem latente gravada a laser e fundo numismático com efeito íris.
