Lar Escola São Francisco, Fundação Dorina Nowill, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae), Fundação Antônio Prudente (mantenedora do Hospital do Câncer) e Instituto Criança Cidadã (ICC) são as entidades de assistência social beneficiadas pelo projeto de doação de aparas, mantido pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo desde 1997. Nesta terça-feira, às 16h30, em cerimônia na sede da empresa (Rua da Mooca, 1921), os representantes das cinco entidades e a direção da Imprensa Oficial renovam o convênio por mais um ano. A primeira-dama do Estado, Deuzeni Goldeman, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, confirmou presença.
Todas as entidades beneficiadas são conveniadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). As aparas são a sobra da produção de jornais, livros e outras publicações da gráfica, além de canudos de papelão, retalhos de filmes, chapas de alumínio e outros materiais recicláveis. O setor de material Inservível da empresa armazena esses produtos, que em seguida são encaminhados para venda, e o montante arrecadado é dividido mensalmente entre as instituições. Em 2010, o total arrecadado pelo projeto foi em torno de 400 mil reais.
“Este é um projeto do qual nos orgulhamos muito e que só pode ser mantido porque conta com a cooperação de todos os nossos funcionários. Eles entenderam que o simples ato de separar o material inservível pode tornar melhor a vida de muitas pessoas que precisam de nossa ajuda”, declara Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.