Documentos de identificação pessoal precisam ser, ao mesmo tempo, altamente seguro e fácil de manusear, além de garantir a verificação de sua autenticidade. A tecnologia Magic-ID, da Giesecke & Devrient (G&D) foi desenvolvida justamente com esta finalidade.
A empresa, que possui atuação no Brasil por intermédio de sua filial, a GD Burti, desenvolveu uma nova técnica que permite o uso de imagens animadas em três dimensões (3D) em documentos de identificação pessoal (ID). Ao ser inclinado para qualquer posição, o cartão de identificação permite que o usuário possa reconhecer efeitos de profundidade e movimento fluindo na imagem. Dependendo do projeto, contrastes e outros formatos também são possíveis.
“Os efeitos 3D, como os gerados pela solução Magic-ID, não podem ser imitados, copiados por meio fotográficos ou scaneado”, comenta Hans-Wolfgang Kunz, executivo da unidade de negócios de soluções para governo da G&D. “Este novo processo, por meio do qual uma imagem animada pode ser incorporada no corpo do cartão, oferece a máxima proteção contra as tentativas de falsificação”, acrescenta.
As imagens animadas em 3D são geradas através da combinação de uma estrutura de lentes e uma configuração específica de pixels a partir de um software especial da G&D. A estrutura de lentes pode ser facilmente integrada no cartão durante a produção, sem a necessidade de etapas de produção adicionais. Os pixels podem ser criados através de um processo de impressão ou através de gravação a laser quando o documento é personalizado.
A solução MAGIC-ID da G&D é adequada para todos os tipos de documento de identidade que necessitam ter a sua verificação realizada de forma rápida e confiável, sem a necessidade de algum tipo de ajuda técnica.
A tecnologia permite que as imagens do documento sejam vistas como se estivessem em movimento, dependendo do ângulo de visão. Os efeitos especiais possibilitam às autoridades detectar imediatamente se o documento é genuíno ou não.As imagens animadas em 3D são geradas através da combinação de uma estrutura de lentes e uma configuração específica de pixels a partir de um software especial da G&D. A estrutura de lentes pode ser facilmente integrada no cartão durante a produção, sem a necessidade de etapas de produção adicionais. Os pixels podem ser criados através de um processo de impressão ou através de gravação a laser quando o documento é personalizado.
O MAGIC-ID permite que os designers tenham maior liberdade de criação, sem ficarem estreitamente vinculados ao tamanho e ao padrão lenticular convencional, como nas imagens invertidas. Como a imagem flui ininterruptamente em qualquer direção – seja horizontal ou vertical – os projetos podem envolver imagens mais complexas, além de permitir o uso de várias imagens integradas no mesmo cartão, capazes de produzir efeitos contrastantes e avançados.
A tecnologia pode ser implantada em todos os tipos de documentos que demandam alta segurança, incluindo cartões de identificação nacional e passaportes, inclusive a partir do uso da solução PECSEC da G&D (que permite criar a página de dados de identificação em policarbonato, utilizada em passaportes modernos). Outras aplicações também podem incluir, por exemplo, cartões de identificação empresarial ou de categorias profissionais, serviços jurídicos, carteiras de motoristas, cartões de tacógrafo ou a documentação de identificação de veículos automotores no formato de um cartão que não pode ser adulterado.
Mais informações: http://www.gi-de.com