Começa hoje o ID World Rio 2011. Pela primeira vez, a conferência internacional de tecnologia de identificação é realizada na América Latina. Além da ABRID e algumas de suas associadas, o evento conta com a presença de operadores de segurança, identificação automática, conexões sem fio e mobilidade, que pretendem compartilhar conhecimentos e experiências. O coordenador geral de operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), André Machado Caricatti, esteve presente na cerimônia de abertura e falou sobre certificação digital.
Para discutir sobre o uso de tecnologias de identificação automáticas em países emergentes, representantes de empresas nacionais e internacionais e, também, do governo de diversos países se dividiram em fóruns de discussão. A perita do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, Narumi Lima, participou do fórum sobre Identificação para Inclusão e explicou como o Registro de Identificação Civil (RIC) vai ser implantado no Brasil e como vai ser mais seguro e confiável para a população. Representantes das associadas Gemalto, NXP Semiconductors, Datacard e Bayer e são alguns dos palestrantes neste primeiro dia de evento.
Os convidados também podem circular entre os stands de diversas empresas, inclusive da ABRID e algumas de suas associadas: Code Ciphers, Gemalto, IntelCav, Datacard Group e Safran Morpho. Amanhã, o presidente da associação, Célio Ribeiro, participa do fórum sobre sistemas e tecnologias e explica sobre os desafios da implantação do Projeto RIC no Brasil. Ao final do segundo e último dia da conferência, Ribeiro recebe o prêmio internacional ID People Awards 2010, na categoria de liderança.
Clique aqui e confira as fotos da abertura