Hidrolândia vai implantar documento único de identidade

 
Rosiane de Paula
 
Hidrolândia (GO) está entre as primeiras cidades escolhidas no Brasil para a partir de dezembro expedir os novos modelos de registro de identidade civil. A cidade goiana será uma das pioneiras na emissão de um cartão com chip.
 
O gerente do Instituto de Identificação da Polícia Técnico-Científica, Silvio Araújo, explicou por que a cidade goiana foi escolhida.
”Ela foi escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), projeto em convênio com o Ministério da Justiça juntamente com outras cidades brasileiras. A questão da escolha foi pela proximidade a Goiânia, o nível populacional. 10.266 pessoas foram cadastradas em Hidrolândia pelo TSE juntamente com o Instituto Nacional de Identificação”, destacou.
 
Este tipo de identidade faz parte de um programa conhecido como RIC. Silvio Araújo descreveu em que consiste esse projeto.
“É um projeto que inicia no Brasil chamado RIC, Registro de Identidade Civil, que será a partir de agora e durante os próximos nove anos para ser implementado em nível de Brasil, o documento que o brasileiro vai portar”, salientou.
 
O gerente do Instituto ressaltou que além desse documento trazer o número de Registro Geral para essa pessoa no Brasil inteiro, ele ainda pode constar vários outros documentos, como título de eleitor, grupo sanguíneo, fator RH, CPF, no futuro carteira de habilitação e outros documentos.
 
Ele apontou ainda a importância desse documento. “O RIC é um cartão onde traz uma das mais modernas tecnologias de segurança do mundo, inclusive a assinatura também. Assinatura digital reconhecida por empresas do Governo Federal, o cartão de modelo bancário com chip aferido essa tecnologia pela Polícia Federal na área de perícia. Este cartão está entre os melhores cartões de identidade pelo processo biométrico do mundo”, declarou.