Guarapuava ganha posto informatizado do Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação do Paraná inaugurou na última semana o Posto de Atendimento Totalmente Informatizado de Guarapuava, localizado na sede da 14.ª Subdivisão Policial. A partir de agora a população local poderá obter a Carteira de Identidade em menos tempo, uma vez que os dados são coletados eletronicamente e enviados via internet para a Central do Instituto de Identificação, em Curitiba.
 
Um dos incentivadores do novo posto, o deputado estadual Bernardo Carli, declarou estar feliz com implementação do sistema em Guarapuava, e elogiou a maneira como sua solicitação foi recebida pelo governador Beto Richa e também a rapidez da conversão do posto – que antes trabalhava de forma não informatizada.
 
"Estive no gabinete do Secretário de segurança para solicitar a instalação do Posto, fui muito bem recebido e encaminhado para o Instituto de Identificação onde fomos prontamente atendidos pelo diretor Newton Rocha, que garantiu a parceria junto à prefeitura de Guarapuava para a realização da Iniciativa. E hoje estamos aqui, neste dia importante e de muita alegria, que podemos compartilhar com todos vocês e com toda a região que será beneficiada com esse serviço".
 
O guarapuavano Newton Tadeu Rocha se mostrou satisfeito com o resultado do trabalho. "Até então, tínhamos um serviço em Guarapuava que demandava, certas vezes, muito mais de um mês para a entrega da Carteira de Identidade. Com essa inovação, além de propiciar um atendimento mais efetivo através do sistema biométrico, há maior velocidade na entrega do documento", afirma.
 
Luiz Fernando Ribas Carli aproveitou o momento para homenagear a população guarapuavana, que será beneficiada com o novo posto, destacando o trabalho da Papiloscopista Teresinha Maria Santos Kuster, Chefe do Posto de Atendimento da Cidade, há 37 anos prestando serviços de identificação.
 
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, reforçou a importância da informatização dos Postos de Atendimento, sobre o qual disse ser um processo seguro a favor da população – que substitui a coleta entintada das impressões digitais pela coleta através do scanner e o envio dos documentos e fotos em papel pela captação digital. Segundo o secretário, com o processo totalmente informatizado a obtenção do documento de Identidade de forma rápida é um benefício merecido pelos moradores de Guarapuava.