Grupos de Trabalho da Cotec/ICP-Brasil reúnem-se no ITI

 Alguns dos Grupos de Trabalho da Comissão Técnica Executiva do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – Cotec/CG-ICP-Brasil, reuniram-se nas últimas semanas na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Estes grupos, criados por demanda do CG ICP-Brasil, têm por objetivo trabalhar com profundidade assuntos ligados à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

 
O Grupo de Trabalho responsável por revisar os Manuais de Condutas Técnicas – MCT”s, para promover a atualização das versões disponíveis, reuniu-se nos últimos dias 20 e 21. “Existe a necessidade desta revisão, pois os MCT”s foram feitos em 2007 e nunca passaram por uma revisão. Então, o Comitê Gestor demandou para a Cotec a criação de um grupo para fazer este trabalho e tornar os MCT”s mais atuais e completos”, destacou o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata.
 
Formado por representantes do ITI, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, na última reunião, o grupo trabalhou na atualização do MCT 1, volumes 1 e 2, que trata dos requisitos e ensaios para homologação de cartões. O documento atualizado deve ser publicado em breve. “Estamos próximos de atingir a primeira meta do grupo, que é a revisão do MCT 1. Em seguida, vamos trabalhar na reorganização dos MCT”s e seguir com revisões baseadas em funcionalidades. Dessa forma, esperamos tornar os manuais aderentes à entrada de novos produtos”, explicou Hirata.
 
Já o grupo que trabalha na produção do documento de regulamentação do padrão de assinatura PAdES aderente ao ICP-Brasil, reuniu-se no último dia 15. O grupo é formado por representantes designados pelos membros do CG ICP-Brasil. Na reunião, foi debatido o formato de codificação das extensões que vão ser utilizadas. O grupo, que faz diversas reuniões por meio de web conference, deve reunir-se novamente, presencialmente, no dia 29 de maio. A expectativa é que o documento seja finalizado ainda em 2014. “Também vamos desenvolver um plugin que possibilitará que o reader valide as políticas estabelecidas pela ICP-Brasil”, afirmou Hirata.