Governança de Tecnologia da Informação

 A Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação – TI são temas de interesse para os executivos de diversas organizações, visto que esses assuntos têm se tornado cada vez mais estratégicos para o bom andamento dos negócios de empresas e instituições.

 
Para adequar-se a essa perspectiva de mercado, faz-se necessária a produção de um planejamento para a melhor execução dos planos de TI. No intuito de auxiliar nessa demanda, o assessor técnico e auditor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Ailton Tiscate, produziu artigo apresentando o resumo de um modelo prático para implantação da Governança de TI nas organizações.
 
O artigo “Governança de Tecnologia da Informação – TI: Resumo de um modelo prático de implantação” tem como base o manual Control Objectives for Information and Related Technology – COBIT (em português, “objetivos de uso da tecnologia da informação”).
 
O COBIT é um guia que aponta uma série de componentes que podem servir como referência para Governança de TI. No artigo são apresentadas as principais funcionalidades da ferramenta no sentido de alinhar os setores de TI com o de negócios. Para exemplificação, é apresentado o seu uso na auditoria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.