A Gemalto foi escolhida pelo Banco Santander Brasil, uma das maiores instituições financeiras do mundo, com mais de 90 milhões de clientes, para implantar o primeiro sistema de pagamento com cartões EMV sem contato no Brasil. O Santander Universidades, uma Divisão Global do Santander, é a responsável pelo projeto e espera emitir milhares de cartões de pagamento sem contato para universitários brasileiros nos próximos 12 meses. Esta inovação representa a evolução do Cartão Universidade, já difundido em 12 países, em 200 universidades e com mais de 5 milhões de usuários.
Este importante avanço permite que o Santander Universidades esteja na liderança do mercado, fornecendo a nova tecnologia sem contato com funções acadêmicas e financeiras. O Santander é o primeiro banco brasileiro a emitir cartões de EMV sem contato personalizados e produzidos no país. Além disso, está bem posicionado na expansão de programas de pagamento mais avançados, como através de telefones celulares, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication).
Além da velocidade e da conveniência dos pagamentos sem contato, os estudantes no Brasil poderão continuar desfrutando das funcionalidades dos cartões universitários inteligentes que já possuem. Essas funcionalidades incluem a segurança EMV, assinatura digital, autenticação forte e acesso às instalações da universidade, assim como transporte público em algumas universidades.
“O cartão oferece tecnologia ímpar no nosso mercado e temos diferenciais que agregam muito valor à nossa marca, ao nosso posicionamento e nossa atuação. Queremos fortalecer nosso vínculo com as universidades oferecendo tecnologia moderna, que contribui operacionalmente com as instituições”, diz o diretor do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche.
"O Santander Universidades e a Gemalto têm construído uma relação de negócios muito forte e o fato de levar uma nova tecnologia para pagamentos para os estudantes brasileiros fomenta nosso compromisso com pagamentos seguros em qualquer lugar”, acrescentou o vice-presidente sênior de Secure Transactions – América Latina da Gemalto, Eric Megret-Dorne.“O Banco Santander tem aproveitado a capacidade da Gemalto de produzir e personalizar grandes volumes de cartões EMV sem contato localmente, por isso, poderá disponibilizar a experiência de pagamentos sem contato para uma nova geração de usuários de cartões”.