Gemalto, Oracle e V2COM se associam para fornecer a tecnologia M2M para Soluções de Redes Elétricas

 A Gemalto, a líder mundial em segurança digital, anuncia que está fornecendo uma solução flexível de energia inteligente em conjunto com a Oracle e com a V2COM, desenvolvedora líder de sistemas de redes inteligentes de energia elétrica (Smart Grid). Esta plataforma avançada de rede inteligente de energia elétrica utiliza os módulos Cinterion da Gemalto com as soluções Oracle Java ME Embedded e Oracle Java SE Embedded, ajudando a modernizar o fornecimento de energia elétrica em toda a América Latina.

 
A combinação da segurança de dados e das soluções modulares baseadas em Java contribuirão para a medição inteligente,, juntamente com a integração dos ’big data’ e automação da rede de energia, para melhorar a eficiência energética global, assim como a qualidade do serviço oferecido pelas empresas concessionárias de serviços públicos. A solução inovadora da V2COM utiliza os Módulos Cinterion da Gemalto com a solução Oracle Java ME Embedded para comunicar, de forma confiável e segura, os dados do uso de energia por meio de redes sem fio.
 
Estes módulos se comunicam perfeitamente com o Intellligenceware Suite da V2COM, que utiliza Oracle Java SE Embedded, Oracle Utilities Meter Data Management (MDM) e GlassFish Server Open Source Edition para conectar o medidor e o sensor de dados aos sistemas de back-end de TI. Isso permite que as empresas concessionárias de energia elétrica reduzam a perda de energia e incidentes fraudulentos ao melhorar o monitoramento e o gerenciamento remotos do consumo de energia.
 
A qualidade do serviço prestado aos clientes também pode ser melhorada, com tempo de resposta mais rápido em caso de falhas ou outros problemas. O desenho é expansível, flexível e robusto, e pode ser personalizado rapidamente para atender às demandas individuais dos fornecedores de energia do mercado local.
 
“As soluções M2M da Gemalto se integram perfeitamente com as tecnologias da V2COM e Oracle. Juntos, nós fornecemos uma arquitetura de energia inteligente simples, flexível e econômica”, afirma Nandini Ramani, vice presidente de desenvolvimento da Plataforma Java, Oracle. “Apoiado pela maior comunidade mundial de desenvolvedores e implantado em mais de três bilhões de dispositivos em todo o mundo, o Java permite que as empresas de energia inteligente criem e adaptem rapidamente soluções sofisticadas de M2M que melhoram o negócio. A V2Com também trabalha em estreita colaboração com a nossa Unidade de Negócios dedicada de Serviços de Utilidade Pública, implementando a solução líder Oracle Utilities Meter Data Management, que é essencial para a implantação bem sucedida dos medidores inteligentes. Ela oferece funcionalidade robusta e expansível, juntamente com um conjunto completo de análise, para dar suporte às concessionárias de serviços públicos no Brasil e em todo o mundo”.
 
“Nós confiamos na experiência em segurança da Gemalto comprovada no mercado para projetar uma solução que seja única para proteger a integridade da infraestrutura da rede de energia”, ressalta Guilherme Spina, managing director, V2COM. “Esta solução está implementada em vários países na América Latina, incluindo o Brasil, que tem atualmente 69 milhões de medidores de energia instalados e acrescenta 6 a 7 milhões de novos medidores a cada ano. Na Colômbia, por exemplo, o gerenciamento de rede automatizado reduziu o tempo de resposta a problemas tais como interrupções de energia em 40%.”
 
“A modernização da rede elétrica brasileira exige um investimento de US$ 23 bilhões até 2030 para várias melhorias técnicas e operacionais, incluindo medidores inteligentes, automação do faturamento e controle de qualidade”, estima Ramzi Abdine, gerente regional de M2M para Gemalto América Latina “A extensa experiência da Gemalto em medição inteligente e monitoramento remoto e sua tecnologia personalizável e de confiança baseada em Java permitem aos nossos clientes oferecer as soluções mais abrangentes para as concessionárias de serviços públicos que estão atualizando seus sistemas.”