A placa de desenvolvimento Cinterion Connect Shield utiliza o ambiente de design Arduino (plataforma de acesso aberto baseada em placas e softwares econômicos) e apresenta um chip de modem inteligente otimizado da Intel para dispositivos IoT de baixo consumo – que consegue oferecer uma maior vida útil da bateria. É a mais recente adição ao portfólio de ferramentas de desenvolvimento da Gemalto. A intenção é ajudar designers e integradores de sistemas a desenvolverem ideias de IoT e M2M (soluções máquina-máquina) baseadas nos módulos de conectividade da empresa.
“O novo Cinterion Connect Shield complementa o amplo kit de ferramentas de desenvolvedor da Gemalto projetado para conectar, proteger e monetizar uma nova espécie de soluções IoT”, disse Andreas Haegele, vice-presidente sênior da linha de empresas de produtos de IoT da Gemalto. “Estamos ajudando desenvolvedores apaixonados por IoT a inventarem novos aplicativos que são mais inteligentes e eficientes do que nunca.”
Pela primeira vez, será possível testar e comprovar conceitos que empregam a tecnologia de conectividade sem fio LTE Cat. 1 da Gemalto, utilizando o formato e a linguagem de programação da placa Arduino já conhecidos. O acesso à prototipagem IoT será ampliado, e o tempo para entrada no mercado reduzido, acelerando assim a efetivação de soluções inovadoras e eficientes.
O plano da Gemalto sobre o Cinterion Connect Shield também inclui a migração para o padrão mais recente de Narrowband-IoT (NB-IoT), o qual é projetado para dar suporte aos aplicativos que priorizam uma vida útil longa da bateria e conectividade em ambientes desafiadores, como o subterrâneo. A adoção de NB-IoT irá facilitar a hospedagem de aplicativos de IoT e M2M, incluindo iniciativas de detecção e monitoramento para cidades inteligentes e agricultura inteligente, e medição inteligente para o setor de serviços.
O Cinterion Connect Shield estará disponível em breve para compra na loja virtual da Gemalto.