Para uma companhia que emite 1,5 mil notas fiscais por mês, é vital garantir a integridade das informações. Pensando nisso, a Gemalto, empresa de segurança digital, decidiu adotar plataforma de segurança da NF-e do Brasil.
Presente em mais de 45 países, a companhia implementou a solução Net D-Fence no Centro de Manufatura da Gemalto, localizado em Pinhais, no Paraná. A tecnologia funciona como repositório seguro para realização do certificado digital usado na emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e no envio do Sped contábil e fiscal à Secretaria de Fazenda do estado emissor.
“Queremos ter o máximo de controle na assinatura das notas fiscais eletrônicas de saída da companhia, como o acompanhamento integral da vida útil de todos os envolvidos na operação”, aponta o gerente MIS Brazil da Gemalto, Arturo Soleto.
A solução também é usada como provedora de serviços criptográficos, como assinatura digital, geração de chaves e autenticação. As funcionalidades, afirma a companhia, garantem a integridade e o acesso restrito ao certificado eletrônico.
Soleto diz que a implementação da solução ajudou a empresa em relação às regulamentações e leis fiscais. “Hoje, nossa grande preocupação é a certificação das informações enviadas à Secretaria da Fazenda e, principalmente, o cumprimento dos prazos”, pontua.
A instalação durou três meses e foi finalizada recentemente. Ainda assim, a Gemalto já percebe resultados. Entre eles, a companhia lista a diminuição de custos relacionados ao consumo de papel, facilidade de localizar as notas fiscais eletrônicas de saída, e espaço (armazenamento na rede).
Outra melhoria, aponta, foi o aumento na velocidade das emissões das notas fiscais eletrônicas, pois o modelo instalado possui capacidade de até 150 assinaturas por segundo.