A Gemalto está fornecendo sua solução de cartões inteligentes ao Dipon Consultancy Services Limited (DCSL) para o projeto de inclusão financeira em Bangladesh. O DCSL está implementando esse projeto em parceria com o Prime Bank Limited (PBL). O programa, chamado Prime Cash, que atende mais de 76% da população de 150 milhões de pessoas do país, visa dar acesso seguro a serviços bancários para pessoas com acesso limitado ou nenhum acesso a esses serviços nas áreas rurais e urbanas de Bangladesh.
Em seu esforço para promover inclusão financeira, o DCSL implementou Pontos de Serviço DG-ePay (Dipon Group-epay) nas principais áreas públicas em todo o país. Os usuários finais podem se cadastrar e abrir uma conta em qualquer um desses Pontos de Serviço. Os cartões inteligentes da Gemalto contêm um aplicativo de software integrado que armazena com segurança a imagem do rosto do portador e dados de impressão digital capturados no cadastro. As transações do usuário final são validadas usando autenticação biométrica, proporcionando um nível superior de conveniência e segurança para todos, inclusive usuários analfabetos. A solução da Gemalto facilita os serviços financeiros cotidianos, como abertura de conta, depósito, saque, transferência, pagamento de empréstimo e remessa de valores. O CSL já entregou 200.000 cartões a usuários finais.
“A solução da Gemalto é perfeita para o nosso mercado, que tem índice de alfabetização menor que 60%2, permitindo aos usuários fazer suas autenticações de maneira rápida, intuitiva e com muita segurança”, disse o diretor da Dipon Consultancy Services, Syed Javed Iqbal. “Acreditamos que a tecnologia de cartões inteligentes da Gemalto pode contribuir muito para a expansão dos serviços financeiros a cantos remotos do país, colaborando com a melhoria da campanha Bangladesh Digital.”
“Este é um ótimo exemplo de como a segurança digital pode beneficiar um mercado em desenvolvimento e trazer serviços financeiros básicos a áreas sem sistemas bancários”, adicionou a vice-presidente sênior da Gemalto na Ásia, Suzanne Tong-Li. “Bangladesh é um dos mercados de bancos sem agência com desenvolvimento mais rápido no mundo, e estamos animados em acompanhar o Projeto Prime Cash na sua jornada em prol do Bangladesh Digital.”
A Gemalto fornece esta solução através de seu parceiro Instrumental Clique (IC), uma empresa afiliada do DCSL. O IC tem uma fatia de mercado de cerca de 40% do fornecimento de cartões bancários em Bangladesh. Em seu empenho em proporcionar acesso bancário à população que não tem a cobertura desses serviços, a Gemalto já distribuiu mais de dez milhões de cartões inteligentes na Índia para serviços financeiros de pequena ordem. A Gemalto oferece essas soluções personalizadas para microparceiros financeiros, bancos e organizações não governamentais.