Operada junto ao Zolotaya Korona, um sistema de transferência de valores e pagamentos, o serviço de bilhetes permite que usuários paguem por seus trajetos em ônibus e metrôs em Novosibirsk, a terceira maior cidade do país, apenas tocando o seu telefone celular em um leitor de NFC. Para maior conveniência, os usuários serão cobrados pelos trajetos por meio do esquema de cobrança normal da MTS. Cerca de 95% das catracas e terminais em Novosibirsk já estão equipados com leitores de NFC e o novo sistema foi projeto para substituir os atuais bilhetes de papel. As linhas ficaram mais curtas para clientes e a experiência de transporte será melhor em toda a rede de transporte público pela cidade.
"Conforme a tecnologia de NFC se move além do âmbito do pagamento sem contato, o transporte está emergindo como uma das implicações mais importantes,e nosso SIM para NFC da UpTeq é a plataforma ideal para implementar uma ampla gama de serviços no futuroâ€,afirma Thierry Mesnard, Vice-Presidente Sênior na Gemalto."As implementações de grande porte, como o projeto da MTS em Novosibirsk, terão um impacto significativo, fazendo com que os usuários finais acostumados a usar telefones celulares gostem dos serviços de NFC.
"Será 2013 o ano da NFC? Minha resposta é sim. Alcançamos um momento que não tem volta, onde a NFC será incluída nos produtos, aplicativos e serviços das empresas. A base instalada crescerá em torno de um bilhão de dispositivos ou mais. Isso resulta em um aumento da variedade das coisas com as quais você e eu podemos usar nossos celularesâ€,acrescentou John Devlin, analista principal da ABI Research.