Gemalto e Faraday Future colaboram para desenvolvimento de veículos conectados de forma segura

Prévio ao lançamento do primeiro carro elétrico inteligente da Faraday Future, a Gemalto anuncia que está fornecendo sua solução de segurança de dados e criptografia para ajudar a proteger o software que opera o carro, bem como os dados coletados durante o uso diário do veículo.
 
Carros conectados e autônomos estão sendo projetados há anos, porém esta tecnologia futurística está se tornando uma realidade apenas agora. A Gartner está estimando que haverá 250 milhões de carros conectados em vias públicas até 2020.  Além da conectividade, a segurança vem sendo um assunto chave tanto no desenvolvimento como na implantação destes veículos, especialmente devido à complexidade do carro por si só.
 
A Faraday Future está trabalhando para implantar os HSMs (Módulos de Segurança de Hardware) SafeNet da Gemalto, bem como seus serviços de integração, a fim de construir e proteger a infraestrutura PKI (Infraestrutura de Chave Pública) que irá gerar certificados digitais utilizados para autenticar a comunicação entre o carro, os sistemas de backend e as pessoas que interagem com o veículo. O sistema PKI também pode armazenar estes certificados em um repositório centralizado, além de compartilhá-los com todos os atores envolvidos e revogar, se necessário, os mesmos certificados.
 
O carro oferece diversos serviços inteligentes onde cada etapa do fluxo de dados é protegida, assim como as atualizações de software remotas, evitando vulnerabilidade das informações a ataques cibernéticos. Em um futuro próximo, onde vamos conviver com carros autônomos e cidades inteligentes, a infraestrutura PKI irá prevenir os hackers de interceptar dados compartilhados com outros carros, garagens inteligentes, parquímetros e outros sistemas conectados. Além disso, os hackers também não serão capazes de burlar a autenticação forte que permite o acesso ao seu carro. 
 
A Gemalto está trabalhando com a Faraday Future no design, na configuração e na implantação da Autoridade Certificadora da Microsoft (Microsoft Certificate Authority) privada que será integrada à sua arquitetura existente. Os HSMs SafeNet certificados FIPS* devem ser instalados no servidor interno da Faraday Future e foram especificamente projetados para processar, armazenar e gerenciar chaves criptográficas dentro de um dispositivo robusto e resistente a violações físicas (tamper-proof), tornando seu acesso seguro às redes e aos dados individuais dos veículos. 
 
"Os fabricantes de carros devem projetar seus automóveis tendo em mente as funcionalidades de segurança do veículo, sem colocar em risco a promessa dos carros conectados ", disse Kate Migon, Responsável pela Área Automotiva da Gemalto, para as Américas. "Ao colaborar com a Faraday Future, visamos tornar a segurança um padrão indispensável para sistemas automotivos à medida que eles evoluem." 
 
"A experiência global da Gemalto em segurança digital abriu as portas para este relacionamento. A confiabilidade de seus HSMs e a alta qualidade de seu suporte – com uma equipe dedicada a implantar serviços – selou nosso acordo", disse Connie Zhao, Diretora Sênior de Software Automotivo na Faraday Future. "Com estas medidas de segurança implantadas, a Faraday Future visa lançar seu primeiro carro conectado em breve, proporcionando aos cidadãos a conveniência e a confiança necessária nas vias públicas."
 
*Padrão Federal de Processamento de Informações (FIPS – Federal Information Processing Standard)
 
 
Sobre a Gemalto 
 
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com receitas anuais de € 3 bilhões em 2017 e clientes em mais de 180 países. Nós levamos confiança a um mundo cada vez mais conectado. 
 
De software seguro até biometria e criptografia, nossas tecnologias e serviços permitem que empresas e governos autentiquem identidades e protejam dados, de maneira que fiquem seguros e possibilitem serviços em dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e entre eles. 
 
As soluções da Gemalto estão na essência da vida moderna, desde o pagamento à segurança corporativa, passando pela Internet das Coisas. Nós autenticamos pessoas, transações e objetos, criptografamos dados e criamos valor para o software – possibilitando que nossos clientes protejam serviços digitais para bilhões de pessoas e coisas. 
 
Nossos 15.000 funcionários estão distribuídos em 114 escritórios, 40 centros de personalização e de processamento de dados e 35 centros de desenvolvimento de software, localizados em 47 países. 
 
Para saber mais, visite www.gemalto.com.br ou siga @gemaltolatam no Twitter. 

Sobre a Faraday Future
 
A Faraday Future, com sede no sul da Califórnia, é uma empresa de mobilidade avançada tendo o usuário como centro. Nossa equipe global alavanca talentos dos principais pensadores e criadores apaixonados por tecnologia e da indústria automotiva a fim de levar veículos elétricos intuitivos, de qualidade e perfeitamente conectados a pessoas em todo o mundo.