Gemalto aposta em SIMCard como mídia

 A Gemalto está em negociação com operadoras brasileiras para lançar o SIMCard cobranded. Trata-se de um SIMCard customizado com conteúdo e serviços relacionados a uma determinada marca. Cristiane Higashi, gerente de marketing de novas mídias da Gemalto, afirma que há mais de cinco marcas de diferentes segmentos interessadas no modelo. As negociações, entretanto, por envolverem empresas de grande porte, são longas e, por isso, ela não tem previsão de quando os primeiros contratos podem sair.
 
Cristiane afirma que há marcas que desejam estar presente em todas as operadoras, enquanto outras não se importam em negociar exclusividade com uma delas. O importante, segundo a executiva, é que seja uma marca de relacionamento de longo prazo com o cliente. “Ter uma marca na tela do celular é algo muito valioso. Não queremos que o SIMCard seja uma coisa descartável”, diz.
 
A Gemalto orienta as agências de mídia que representam as marcas a atualizarem periodicamente o menu do SIMCard com informações relevantes para os clientes daquela marca. A ideia é que o chip do aparelho seja um canal de comunicação de longo prazo e relevante para os usuários. “Não basta dar voz ou SMS de graça. Queremos empresas que saibam explorar o SIMCard em todos os sentidos”, afirma.
 
Brasil
O SIMCard cobranded da Gemalto é um projeto que a companhia desenvolve apenas no Brasil. Cristiane diz que o Brasil é um mercado muito peculiar e que a utilização dos recursos do SIMCard na América Latina é muito maior que na Europa. “É natural que o SIMCard cobranded aconteça primeiro aqui”, conclui.