A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu iniciou o processo de digitalização de procedimentos administrativos. O sistema de Gestão eletrônica de documentos vai dar agilidade e transparência ao trâmite de processos no Poder Legislativo. Questões que demoravam de 3 a 5 dias para serem analisadas poderão receber o parecer de determinado setor em até uma hora.
O Presidente da Casa, Edílio Dall’Agnol (PSB), destaca a economia que a digitalização vai gerar. “Aos poucos, vamos eliminar o tradicional processo físico que lota armários e mesas, reduzindo de forma significativa a utilização de papel”.
A primeira etapa do projeto é o treinamento da equipe, cada servidor vai receber uma assinatura digital, uma espécie de certificação para ter acesso ao banco de dados online. De acordo com o controlador interno da Câmara, Júlio César Gomes de Oliveira, o gerenciamento de arquivos pela internet é totalmente seguro. “Nossos computadores estão sendo preparados com códigos e senhas para gerenciar as informações, um sistema de segurança vai registrar quando os documentos forem anexados pelo servidor, validando o trâmite”, explicou Júlio César.
Atualmente, a contabilidade do legislativo, contas de receitas e despesas, são publicadas em tempo real no portal da transparência, no site da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu: www.cmfi.pr.gov.br.