Florianópolis recebe fórum nacional sobre certificação digital

Empresas especializadas em certificação digital reúnem-se no dia 12/5 para discutir o setor no 9º CertForum – Etapa Florianópolis, das 8h às 18h no Centro de Convenções CentroSul. Na programação estão previstos palestras e mesas de discussão sobre temas como “possibilidades de uso do registro de identidade civil”, “panorama do desenvolvimento de TI em Santa Catarina” e “prestação judiciária online”. As inscrições podem ser realizadas no site do Certforum.

Um dos destaques do Certforum será a comemoração dos 10 anos de instituição da Infraestutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Logo após a cerimônia de abertura, serão homenageados órgãos e instituições que incentivaram o uso da certificação digital no estado e que contribuíram para a marca de mais de um milhão de certificados emitidos no ano passado.

Inauguração da sala cofre
No dia 11/5 ocorre cerimônia para comemorar a inauguração da sala cofre. Fruto de acordo de cooperação firmado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a sala cofre foi feita para viabilizar o compartilhamento do conhecimento voltado para a certificação digital.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, explica que o objetivo dessa parceria com a Universidade é exatamente permitir que todo o processo de certificação que inclui software, hardware e a próprio ambiente seguro possa ser desenvolvido e testado pelos estudantes, de forma a viabilizar a formação de profissionais para a área.

Para o professor supervisor do Laboratório de Segurança da Informação (LabSec) da UFSC, Ricardo Custódio, o estado tem um duplo motivo para comemorar.

“Primeiro, pela inauguração de um dos melhores ambientes de computação segura do Brasil na UFSC, a nossa Sala Cofre, que tem permitido o desenvolvimento de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão com resultados concretos e com qualidade para a nossa comunidade. Segundo, pela realização do Certforum em Florianópolis, no ano em que a ICP-Brasil comemora seus 10 anos”, enfatiza.

Coelho ainda salientou que esse momento da inauguração da sala cofre também marca o início do processo de migração da ambiente de back-up da AC-Raiz da ICP-Brasil para a UFSC.