Figueirão – O primeiro município do Estado de MS a implantar o sistema de frequência digital escolar

Instalado na Escola Municipal Professor Antônio Inácio Furtado Pólo, no dia 29 de julho, um novo sistema de frequência entra em fase de teste na rede municipal de ensino. A Frequência Digital Escolar é uma iniciativa inédita em MS e vem não só para fortalecer a gestão pública relativa à educação em Figueirão, mas para garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir evasão e tranquilizar a família do estudante.

Na presença das professoras e da diretora da escola, Eliete Pinheiro Pereira, secretária da escola, Edilaine Furtado Medeiros Marques e do Secretário Municipal de Educação, José André Cortez Feliciano, os técnicos da empresa de tecnologia da informação Ponto ID – Tecnologias, responsável pela criação e implantação do sistema de frequência digital, demonstraram o uso do equipamento instalado no interior da Escola Municipal, na entrada principal.
 
Para o prefeito de Figueirão, Neilo Cunha, a principal importância desse sistema é o pai ou responsável saber em tempo real se o filho está ou não na escola. Além disso, ele ressalta que é mais dinâmico e rápido, pois deixa de tomar o tempo da aula para realizar a chamada. "Essa novidade está sendo bem recebida pelos alunos e pelos pais que gostaram desse novo sistema de registro de frequência escolar", destaca Neilo Cunha.
 
Um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial, registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados. O sensor biométrico analisa cada estudante a partir de uma câmera que reproduz a própria imagem no visor do equipamento, em seguida um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do estudante. Não só estudantes, mas professores e gestores também terão que realizar a frequência digital por meio da biometria, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências, que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).
 
O Secretário de Educação, José André Cortez Feliciano, reforça que os pais do aluno que não registrar a presença recebem um SMS e um e-mail avisando-o da falta da criança na instituição de ensino, meia hora após o horário de início das aulas.
 
Em caso de atraso ou ausência do estudante, depois de encerrado o horário de entrada e os portões da escola serem fechados, o sistema enviará em tempo real um SMS (mensagem de celular) para o número de celular cadastrado, que deverá ser o responsável. Isso também acontecerá a cada entrada e saída do estudante. Outro detalhe importante será atuação do Conselho Tutelar e do Programa Bolsa Família, que serão integrados ao sistema digital. Toda esta inovação auxiliará no monitoramento da rede municipal de ensino, que foi implantado este ano e se tornou um bem sucedido instrumento de acompanhamento da educação e da gestão da política pública.