Feira sedia encontro estadual para debater certificação digital

Um evento promovido pela FACEB (Federação das Associações Comerciais e Empresariais) foi realizado nessa quinta-feira (19) na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana. O objetivo do evento que é realizado a cada 90 dias em regiões distintas é disciplinar e implantar novos serviços que estão em uso nas empresas.
 
De acordo com o presidente da FACEB, Clóvis Cedraz, um dos serviços mais discutidos neste momento é a certificação eletrônica, e como muitas empresas ainda não possuem o serviço, esse foi um dos principais temas debatidos no evento.
 
“É uma exigência da Receita Federal, então a demanda é muito grande e a associação tem cobrado muito”, disse. Ele explicou que a certificação é uma assinatura eletrônica que serve para ter acesso a informações da empresa em qualquer órgão do governo.

“Antes para ter acesso, a pessoa teria que fazer um protocolo e fazer uma solicitação por escrito, hoje ela tem a sua assinatura eletrônica que é a senha. Consideramos que isso é um avanço muito grande, no primeiro momento é incômodo, por que tem se deslocar para fazer um agendamento para se cadastrar”, explicou Clóvis.

A empresa pode optar pela renovação do certificado digital anualmente ou de três em três anos e o custo varia de acordo com o tipo de certificação que a pessoa solicitar. Desde o fim do ano passado as empresas são obrigadas a ter a certificação digital. “Caso isso não aconteça, ele não poderá emitir a nota fiscal eletrônica”, ressaltou Clóvis Cedraz.