Fábrica sustentável de empresa norte-americana se instala na Polo Industrial de Manaus

A empresa 3M, presente no Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 2007, inaugurou ontem uma nova fábrica na AM-010, rodovia que liga Manaus a Itacoatiara, que custou R$ 100 milhões com foco em um modelo de planta sustentável.
 
A fábrica que incorpora a política ambiental à política da empresa tem entre os principais produtos na sua linha de produção post-its, filtros de privacidade, fitas isolantes e de fechamento. Nos próximos cinco anos, a expectativa é ampliar de 180 para 400 o número de funcionários.
 
O investimento levou em conta a sustentabilidade e impactos ambientais menores possíveis. A sede possui sistema de iluminação em LED em todo o parque fabril “Gerando uma redução no consumo de energia em torno de 50%”, destaca Fernando Pellicano, diretor residente da 3M. “A unidade anterior, não comportava qualquer ampliação e a 3M Manaus é considerada relevante dentro do plano estratégico da empresa, pois está em um pólo de expansão”, explica Afonso Chaguri.
 
Além disso, há na fábrica, sistema de isolamento térmico e acústico do telhado e sistema de tratamento de água. Esse isolamento é responsável pela redução do uso de ar condicionado, reduzindo o consumo de energia. Os resíduos líquidos domésticos passam por tratamento antes de serem devolvidos à natureza, e 70% dos resíduos não aproveitados são destinados para o mercado de reciclagem. A meta é chegar a 100% nos próximos anos, destacam os diretores.
 
A decisão de ampliação foi parte dos planejamentos da empresa, que são “baseados em médio e longo prazo”, afirma o presidente Chaguri. “Em se tratando de investimento, o cenário era outro e apesar de entendermos que vivemos um momento de recessão, e outras consequências não tão favoráveis em se tratando de economia”, complementa. Chaguari considerou que os números apontam que em 2020 o Brasil será a 7ª economia do mundo e provavelmente a 5ª em maior consumo.
 
Faz parte da produção 3M produtos como fitas adesivas e isolantes, máscaras respiradoras, curativos, esponjas de banho, antiderrapante, que somam aos mais de 55 mil itens da empresa. No que se refere as operações, em Manaus, 95% do que é produzido é distribuído para todas as unidades da federação.
 
A 3M tem faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões em 2014 em suas sete fábricas no Brasil, a sede de Manaus corresponde a 11% do faturamento total. São mais de 4 mil funcionários nas unidades fabris localizadas em São Paulo e na capital amazonense. “Manaus é um atrativo devido aos atuais benefícios fiscais”, enfatiza Chaguri.