Etapa sudeste e sul do IMPA foi realizada em São Paulo, sendo a última do ano

 A última etapa do workshop de Identificação Moderna, Processos e Aplicações foi realizada em São Paulo, nesta quinta-feira (28). O evento tem como objetivo promover debates sobre identificação civil e criminal a fim de propor soluções tecnológicas modernas que possam ser implantadas nos estados brasileiros, garantindo a unicidade do cidadão e evitando fraudes. O IMPA é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID e realizado pelo Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal, CONADI.

Após pronunciamento do Presidente do Conadi, Dr. Carlos César Saraiva, do Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, Dr. Walter Gonçalves, do Diretor Substituto do II/SP, José Carlos Soares, e do Diretor do Instituto Nacional de Identificação, Dr. Brasílio Caldeira, o Diretor de Identificação Digital da Abrid, Dr. Edson Rezende, declarou oficialmente a abertura do workshop agradecendo a todos os presentes, dentre eles Diretores dos Institutos de Identificação dos estados, e representantes das empresas patrocinadoras. São elas: Akiyama, Gemalto, Hologram Industries, Indra, Infineon, IntelCav,  Mako, NEC, Serasa Experian.
 
O palestrante que abriu o workshop IMPA foi Dr. Carlos Collodoro, consultor da ABRID. A palestra intitulada ‘A identificação a serviço do cidadão’ foi esclarecedora e serviu para ressaltar a urgência de um serviço de identificação mais eficaz frente às autoridades presentes, e a relevância e o aprimoramento da área de identificação. “A biometria pode ser uma solução para as fraudes no que se refere ao processo de identificação. Ela faz parte da evolução tecnológica, e está cada vez mais presente no dia a dia no cidadão”, afirmou.
 
Posteriormente, o Diretor de Negócios da Serasa Experian, Dr. André Barreto, abordou a importância da certificação de identidade para a segurança de transações de negócios, cujo objetivo final “é apresentar o potencial de condutas que podem ser feitas aos bancos de dados dos Institutos de Identificação”.
 
Na sequência, o Coordenador da CELEPAR, Dr. Jair Fernandes, apresentou a solução de identificação de pessoas do estado do Paraná e as atribuições do órgão, além de visar o projeto de modernização dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o RedeBio-Sul, que integra os bancos de dados biográficos e biométricos de indivíduos desses estados.
Para complementar a apresentação, o Diretor do Instituto de Identificação do Paraná e membro do Comitê Gestor do RIC, Dr. Newton Rocha, e a Analista de Sistemas da PROCERGS, Dra. Lilian Utz, contribuíram com suas palavras no que tange o projeto de integração CODESUL. “O projeto visa à melhoria dos mecanismos de gestão pública e dos processos atinentes à identificação civil e criminal, provendo qualidade e eficiência da identificação de pessoas”, garante Lilian. A Analista ainda afirma que as transações podem ser liberadas gradativamente até março de 2014, desde que os acordos estejam firmados. A pauta de apresentações segue no período da tarde