O prazo final para o recadastramento biométrico no Recife, 22 de março de 2014, pode não ser suficiente para atender a todo o eleitorado do município. É o que pensa o diretor de pesquisas do Instituto Exatta, João Matos.
A conclusão tomou como base o número de atendimento diário que vem sendo feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), como também sua própria experiência em não ter conseguido marcar, até agora, o agendamento para a biometria. Em sua opinião, a dificuldade em agendar compromete o cumprimento do prazo.
De acordo com o TRE, dos 1.16 milhão de eleitores do Recife, 155 mil já fizeram a biometria, restando, aproximadamente, 1.015 milhão para comparecer aos postos.
Mesmo com a promessa do TRE de ampliar a capacidade para atender sete mil eleitores por dia, até o início deste mês, João Lemos diz ser pouco provável que todo o contingente faça a biometria dentro do prazo, levando em consideração as dificuldades que as pessoas estão tendo na hora de realizar o agendamento pela internet e por telefone.
Na avaliação dele, “mesmo se o tribunal der carga total, todos os dias” muitos eleitores poderão ficar de fora do recadastramento. “A não ser que se aumente ainda mais o número de postos e amplie o atendimento para os fins de semana”, analisa João Matos.
O assessor do TRE, Orson Lemos, garante que a população pode ficar tranquila porque a meta do tribunal, com a aquisição de mais kits para a biometria, é recadastrar todos os eleitores.
Por Roberval Sobrinho