A Casa da Moeda do Brasil e o Ministério das Relações Exteriores esclarecem que estão trabalhando em conjunto para solucionar o mais rapidamente possível o problema detectado no chip entregue pela empresa responsável por fornecer a capa dos passaportes brasileiros.
O defeito ocorreu em parte de um lote, e a Casa da Moeda proveu, em tempo oportuno, o reenvio, ao Itamaraty, de 8.600 documentos, que estão sendo distribuídos nos postos onde a necessidade é maior. Todos os passaportes que apresentarem defeito no chip serão trocados sem nenhum prejuízo aos cofres públicos.
A Casa da Moeda do Brasil mantém todo o fluxo de material necessário para que o Ministério das Relações Exteriores possa emitir os documentos, e já reforçou o processo de controle de qualidade para evitar novas ocorrências.
O Itamaraty informa que a operação de emissão de documentos será inteiramente normalizada em 15 dias, sem prejuízo para brasileiros e estrangeiros que necessitem de documentos de viagem às vésperas do Natal e das férias escolares.