Empresas de Telecom contam com tecnologia da Serasa Experian para conter fraudes

Empresas de Telecom podem deixar de perder R$ 3,77 milhões ao mês, e até R$ 45,3 milhões por ano com solução antifraude elaborada pela Serasa Experian. A mensuração de resultados foi realizada pela instituição, que possui o sistema Hunter, responsável por aumentar em 79% a capacidade preventiva das empresas de telecomunicação. 

O estudo ainda indicou que a cada R$ 1 real investido na ferramenta, se ganha R$ 15 de retorno. A assertividade se dá pela capacidade do Hunter de utilizar sistemas investigativos para mapear e inibir potenciais ações criminosas nas solicitações de linhas. "A apuração levanta inconsistências entre os pedidos ou a existência de múltiplas solicitações por parte de um mesmo CPF ou CNPJ", explica Marcelo Kekligian, presidente de Decision Analytics da Serasa Experian. 

O sistema cria uma base de dados como as ocorrências em diferentes áreas de negócios, identificando as tendências de fraude, o que torna possível evitá-las. "Este intercâmbio estabelece vantagens econômicas e detecção de maiores volumes de fraude", analisa Kekligian. A mesma tecnologia pode ser utilizada para bancos, empresas de cartões de crédito e automotivas, financeiras, seguradoras e varejo, logicamente respeitando as necessidades específicas de cada segmento.