Empresa finlandesa lança sistema de pagamentos por meio de reconhecimento facial

 Empresa finlandesa de tecnologia Uniqul planeja lançar um piloto de um sistema de pagamentos facial à base de reconhecimento em cafeterias no início de 2015. O sistema de pagamento da Uniqul, que reconhece os clientes com base em suas proporções faciais geométricas, está em desenvolvimento há cerca de dois anos. O piloto será lançado na região da capital do país, o que inclui as cidades de Helsínquia, Espoo, Vantaa e Kauniainen.

 
O CEO Oscar Tuutti disse ao Planeta Biometrics que o sistema começa a verificar os clientes de até quatro metros de distância. No momento em que eles chegaram a um check-out, o processo de verificação final só leva cerca de "meio segundo". O recurso de reconhecimento facial pode ser incorporado em sistemas de registo de dinheiro circulante, com Uniqul fornecimento tablets e webcams para os varejistas. Enquanto o piloto irá utilizar um sistema de PIN como um back-up, Tuuti disse que empresa planeja "dial down" o seu uso – e que este processo seria assistida por capacidades de aprendizagem de máquina de entrada.
 
Referindo-se aos três blocos de construção de tecnologias de pagamentos inovadores – velocidade, comodidade e segurança, Tuuti disse que os sistemas de pagamento NFC, como contactless estão sacrificando o primeiro para o último.
 
"A biometria oferece um novo nível de segurança e sistema de reconhecimento facial do Uniqul também tem uma melhor comodidade e níveis de velocidade do que alguns rivais. Não há nenhuma preocupação sobre esquecendo de cartão, PINs e senhas ".
 
O Uniqul matricula usuários em locais de venda, com os dados biométricos armazenados em nuvens seguras que são compatíveis com as regras de protecção de dados da UE, acrescentou.
 
Em setembro, a Mastercard disse que tinha completado um teste de voz e pagamentos de reconhecimento facial "bem sucedido". No mesmo mês, os acadêmicos da China Chongqing Institute of Green disse que eles tinham desenvolvido um aplicativo de pagamento de reconhecimento facial com "precisão quase perfeita".