O mercado de certificação digital e a expansão do uso da Internet para eleições no mercado privado e, mais à frente no governamental, fez com que a espanhola Scytl desembarcasse de vez no mercado brasileiro com a compra de 100% do controle da OAK Soluções, sediada em Brasília, por 2,2 milhões de euros. "É nossa primeira compra no Brasil. E claro que estamos atentos a novas aquisições, mas também queremos estabelecer joint ventures ou alianças comerciais no país", informou em entrevista exclusiva ao Convergência Digital, Edgardo Torres-Caballero , diretor geral da Scytl para a América Latina.
Os negócios da Scytl Brasil – a OAK Soluções terá essa marca daqui pra frente – serão conduzidos pelo brasileiro Alex Freitas. "Teremos também um escritório no Rio de Janeiro", conta Caballero. A aquisição agrega mais de 60 clientes à carteira global da Scytl, entre eles, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Supremo Tribunal Federal (STF), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Os dois principais produtos da OAK Soluções, empresa de Brasília criada em 2003, são: o WebVoto: solução para eleições online adaptada às necessidades específicas do Brasil para este fim com capacidade abrangente de auditoria por seu código-fonte e a ICP-Bravo: suíte de aplicativos de criptografia e certificação digital. "O mercado de certificação digital vai crescer muito. As pequenas e médias empresas terão de usar o certificado digital. E o voto online em entidades e associações também é um mercado em evolução. Usar a Internet é, hoje, uma plataforma necessária para ampliar capilaridade aos negócios", acrescenta Caballero.
O uso do voto online pelo governo deve demorar mais um pouco, mas é uma aposta de curto e médio prazo. "Já temos nossa plataforma sendo usada no México para plebiscitos em cidades. Acreditamos muito que não dá muito para adiar o uso da Internet para comunicação com os cidadãos", pondera o diretor da Scytl.
A OAK Soluções foi a quarta aquisição estratégica realizada pela Scytl no ano de 2013. As empresas adquiridas anteriormente são: a Maxim Consulting dos Estados Unidos, especialista em software para registro de eleitores, a divisão de software da empresa Gov2U da Bélgica, que expandiu a solução chamada “eDemocracy” da Scytl, além da PressVote da Grécia, que atua em soluções para a modernização de eleições de parlamentos e assembleias.