Mosael Henrique
Alagoas foi um dos primeiros estados contemplados com o novo Registro de Identificação Civil (RIC), mas por se tratar de um projeto de alcance nacional e que atingirá todos os cidadãos brasileiros a implantação do novo documento de identidade civil ocorrerá em etapas graduais no período de nove anos em todo o país.
Segundo o Ministério da Justiça, o ano de 2011 será de ajustes nos processos e rotinas dos órgãos de identificação envolvidos no projeto. Nessa etapa, alguns brasileiros serão escolhidos para receber o seu RIC e não há a necessidade de ir até um órgão de identificação para requerer o documento.
No projeto-piloto, o RIC será emitido a partir de uma base de dados já existente nos Institutos de Identificação Estaduais e no Tribunal Superior Eleitoral (cidadãos que já foram recadastrados para votação em urna biométrica). “Queremos informar à população que, mesmo o estado sendo contemplado dentro do projeto-piloto do novo Registro de Identificação, a seleção dos beneficiários será feita com base em dados cadastrais pelo Ministério da Justiça; portanto não é preciso procurar o Instituto de Identificação para requerer o documento”, explicou a diretora do órgão, Maria Madalena Cardoso.
A diretora informou que já foram encaminhados ao MJ 20 mil arquivos digitalizados para a confecção do novo documento. Quando os cartões estiverem prontos, os cidadãos contemplados receberão uma carta com orientações para recebê-lo no Instituto de Identificação.
Cartão – O RIC é um número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. O cartão substituirá gradualmente as cédulas de RG e poderá agregar futuramente a função de outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor, CPF e PIS-Pasep em um só documento.