Eleitores de quatro cidades de SC fazem cadastramento biométrico

 Eleitores de Florianópolis, Nova Trento, São João Batista e Major Gercino fazem o cadastramento biométrico para as próximas eleições. Com o novo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor será identificado a partir da impressão digital, excluindo a possibilidade de uma pessoa votar por outra e dificultando a fraude no processo de votação (veja vídeo). O TSE planeja finalizar o processo de identificação biométrica até 2018.

Em Florianópolis, pouco mais de 1,7 mil eleitores já efetuaram o cadastro da Sistemática de Atendimento Biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor. Desde o início oficial da implantação do sistema, há cerca de 30 dias, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) registrou uma média de uma média de 57 atendimentos diários. Destes, 401 procuraram o cartório para fazer a primeira via do título do eleitor, 467 efetuaram a transferência e 858 para atualizar os dados.
 
São João Batista foi um dos quatro municípios do país a utilizar a biometria já nas eleições de 2008. Porém, como ocorre em Nova Trento e na capital, o cadastramento ainda não é obrigatório. Já em Major Gercino, o recadastramento está em fase de conclusão e todos os eleitores estão sendo convocados a comparecer, por causa da revisão determinada pela Justiça Eleitoral.
Mesmo que o cadastramento não seja obrigatório, o TRE-SC informou que a procura vem aumentando. Somente na última quarta-feira (10), 170 pessoas efetuaram o cadastramento. Ainda conforme o TRE-SC, Florianópolis é o quarto município catarinense a iniciar o cadastramento.
 
De acordo com o chefe de cartório da 101ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Fevereiro, o aumento na demanda se justifica pela divulgação realizada pela justiça eleitoral. “É provável que os eleitores não utilizem a biometria nas próximas eleições, mas a nossa intenção é facilitar e diminuir a demanda para quando ela se tornar obrigatória”, disse.
Para agilizar o processo, que dura em média 10 minutos, a Justiça Eleitoral disponibilizou seis servidores para realizar o atendimento e administrar os seis kits biométricos compostos pela máquina fotográfica, scanner digital e coletor de assinatura. Segundo o TRE-SC, a capital catarinense tem mais de 320 mil eleitores.