O bairro Campo do Santana possui o maior número de eleitores recadastrados para o processo biométrico das eleições de 2012, em Curitiba. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, 88% dos eleitores que residem naquele bairro compareceram ao órgão até essa segunda-feira (31). Em seguida aparecem os bairros Centro Cívico com 87% e Cascatinha com 70%.
Em contrapartida, os eleitores que moram no Centro e nos bairros Cachoeira e Jardim Botânico apresentaram adesão menor com 28%, 34% e 35% respectivamente. O bairro Prado Velho, onde se encontra a sede do TRE, também possui baixo índice: 34%. Antes do levantamento destes dados, o Tribunal acreditava que a procura dos eleitores que residem nas áreas mais afastadas era menor.
Inclusive, o órgão anunciou um ônibus para circular nos bairros mais distantes para facilitar o agendamento dos eleitores para o recadastramento. “É surpreendente. A preocupação nossa sempre foi com os bairros mais afastados, com o pessoal mais humilde, que na verdade, respondeu muito melhor”, afirmou o diretor-geral do TRE, Ivan Gradowski.
Os eleitores que ainda não procuraram o TRE para serão convocados via correspondência. Serão emitidas cerca de 50 mil cartas semanalmente, de acordo com o diretor-geral.
Nesta quarta-feira (2), feriado de Finados, o TRE vai funcionar em horário normal para o recadastramento dos eleitores. O órgão que atende diariamente cerca de cinco mil pessoas, pode atender até 12 mil.
Eleições biométricas
É necessário que, no mínimo, 80% dos votantes curitibanos sejam recadastrados até 20 de janeiro de 2012. Caso contrário, a eleição biométrica, cuja identificação do eleitor ocorre por impressão digital, será cancelada. Até o momento, quase 55% do eleitorado realizaram o recadastramento.
Gradowski lembrou que o eleitor que não realizar a atualização terá o título cancelado. A estimativa é de que 100 mil eleitores sofram esta punição.
Neste ano, o mesmo processo ocorre nos estado de Alagoas e Sergipe, em Goiânia (GO), em seis cidades de Pernambuco, em duas do estado de São Paulo, em três municipios de Minas Gerais, quatro de Rondônia, sete de Mato Grosso, onze de Tocantins e um do Espírito Santo.
A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que dez milhões de pessoas utilizem a biometria nas eleições de 2012.