Eleitores cadastrados ultrapassam meta do TSE

Mesmo com o caos verificado nos primeiros meses do processo de cadastramento biométrico na capital alagoana, Maceió atingiu, a 11 dias do término do prazo, a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que era de 75% dos eleitores cadastrados.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, até a próxima sexta-feira, dia 16, quando se encerra oficialmente o prazo do cadastramento biométrico em Maceió, a expectativa é de que entre 80% e 83% do eleitorado tenha realizado a biometria.

Neste fim de semana, centenas de eleitores compareceram aos pontos de cadastramento tentando evitar possíveis filas que se formarão nos últimos dias. Ainda segundo o TRE/AL, quatro postos funcionam na capital, das 8h às 17h, realizando o atendimento aos eleitores.

Os postos estão instalados na Faculdade Tiradentes, em Cruz das Almas; na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; na antiga Norep, na Avenida Durval de Góes Monteiro; e no Fórum Eleitoral, na Avenida Fernandes Lima. Nos demais postos, o atendimento se dá mediante agendamento pela internet pelo endereço http://apps.tre-al.gov.br/agendaBiometria/publico/index.jsp.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não definiu as medidas que serão adotadas contra os eleitores que não realizarem o cadastramento biométrico. A medida óbvia, no entanto, é a suspensão de todos os direitos eleitorais, além do impedimento de participação em concursos públicos, matrícula em instituições federais, retirada de passaporte, entre outros.