Foi aprovado na última semana pela Comissão de Justiça e Cidadania (CCI) um projeto substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 146/2007 com o objetivo de permitir que as empresas avancem nos processos de eliminação de documentos fisícos, por meio da autorização para a eliminação dos mesmos após terem sido digitalizados e certificados de acordo com os requisitos mínimos exigidos para garantir a integridade e autenticidade da conversão dos documentos físicos para o formato digital.
Trata-se de uma ótima notícia para as empresas que gostam de utilizar recursos tecnológicos e digitais para otimizar processos internos e ganhar produtividade! Já imaginou a facilidade de poder eliminar caixas de arquivos repletos de documentos e guardar toda essa documentação de forma segura em mídia ótica ou digital autenticada?
Até meados de março de 2017, o governo deverá regulamentar a matéria e definir quais serão os requisitos para que empresas e cartórios recebam autorização para efetuar tais serviços.