DNPM moderniza emissão da carteira de identidade profissional

 O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) deu início à coleta de dados para emissão da nova carteira de identidade profissional dos servidores da autarquia, a ser expedida pela Casa da Moeda do Brasil.

 
A nova carteira trará garantia de um documento de identificação com alto teor de segurança, propiciando maior proteção aos vinculados à instituição, impedindo que seus documentos sejam falsificados, por se tratar de tecnologia que possibilita efetiva segurança dos dados, inseridos no chip eletrônico.
 
De acordo com o diretor de Gestão Administrativa em exercício do órgão, Marcus Oliveira, a identidade profissional vai possibilitar o armazenamento de dados biométricos da impressão digital, assinatura, foto, certificação digital, dentre outras aplicações, no clipe eletrônico.
 
“Em termos de segurança e tecnologia, cabe ressaltar que o documento terá tarja talho doce, comumente conhecida como calcografia”, disse.
 
Ainda segundo o diretor, uma vez que os dados biográficos e biométricos dos servidores serão armazenados em sala-cofre construída a partir de materiais exclusivos, patenteados e certificados por instituições de segurança internacional, com padrões e normas de rigorosa precisão, isso dificultará qualquer tipo de fraude.
 
Marcus lembrou ainda que esta é uma demanda antiga dos servidores da autarquia e que, após o término da coleta de dados da sede, os servidores responsáveis vão atender as Unidades Regionais do órgão.
 
Os primeiros a testarem a nova aquisição foram o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso; o diretor-geral substituto, Victor Bicca; o chefe de gabinete, Ildeumar Fonseca; e o diretor de Gestão Administrativa em exercício, Marcus Oliveira.