Diga não ao Zé Mané!

Mais uma reportagem, como tantas outras, mostra a fragilidade de nosso atual Sistema de Identificação. Documentos de origem, como a Certidão de Nascimento, são mais uma vez o início dessa vergonha nacional.

Documentos criados de forma fraudulenta trazem inúmeros prejuízos e sofrimentos a toda nossa população. Na Previdência Social, a fraude estimada é de R$ 40 bilhões. Pior que isso: temos milhares de casos por ano de recém nascidos, crianças e jovens desaparecidos, subtraídos, trocados e raptados por causa dessa incompetência.

Então pergunto novamente: quem realmente é o Zé Mané? Será que são aqueles criados por documentos falsos? Será que são aqueles que permitem que isso aconteça, porque têm a competência legal para agir, regulamentar o Sistema e não o fazem? ou será que somos nós, que estamos vendo essas coisas acontecerem repetidamente todos os dias, e alertamos, falamos, brigamos, lutamos e insistimos para que isso mude?

Chega. Não dá mais para passar por Zé Mané!

Precisamos agir. Criar a estrutura necessária nesse País para implementar imediatamente o processo da Carteira de Identidade Nacional, a nossa CIN. Não podemos e não vamos aceitar ou tolerar mais adiamentos.

Vamos mobilizar os poderes, expor a realidade e unir forças para, de verdade, termos um Sistema de Identificação moderno e seguro. Vamos acabar com a figura desse Zé Mané, seja ele qual for.

Diga não ao Zé Mané

Juntos pela CIN, nossa identidade CIDADÃ.