O Distrito Federal é a Unidade da Federação com o maior número de eleitores cadastrados em números absolutos – 322,5 mil. A informação consta do Datamart do Eleitor, sistema desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para acompanhar o desempenho da Justiça Eleitoral no que diz respeito ao recadastramento de eleitores em diversos estados brasileiros e o no Distrito Federal.
Se levar em conta, além dos recadastramentos, os atendimentos a eleitores que mudaram o título para o DF e os que votarão pela primeira vez, o número aumenta para 363,3 mil, segundo dados do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).
Ainda segundo os dados disponíveis na página do TSE, em segundo lugar está o estado do Paraná – com 281,5 mil – e, em terceiro, Pernambuco – 246 mil. No caso deste último, assim como no caso do DF, o eleitorado deverá ser inteiramente recadastrado de uma única vez.
Em Brasília, o recadastramento eleitoral, que tem como novidade a coleta de dados biométricos, a serem utilizados na identificação de eleitores a partir das eleições gerais de 2014, teve início no dia 25 de fevereiro deste ano. Todos que têm título no DF deverão fazê-lo, mesmo aqueles para quem votar é facultativo. É um serviço gratuito e irá até o dia 31 de março de 2014.
O presidente do TRE-DF, desembargador Mario Machado, alerta os eleitores que “quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado”.
O cancelamento implica impedimento para tirar passaporte, assumir cargos públicos, votar nas eleições gerais do ano que vem e se inscrever em instituições do ensino público.
Fazer o recadastramento é uma tarefa simples. Basta entrar no site do TRE-DF ou telefonar para (61) 3048-4000 e agendar data e local de atendimento. O eleitor poderá ser atendido em qualquer unidade da Justiça Eleitoral no DF, cartório ou posto, que desejar, de segunda a sexta, das 8h às 18h.