O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou que todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) façam campanhas para que os eleitores concluam o processo de biometria. O pedido de empenho é para que o processo, hoje com 81% dos 153 milhões de eleitores já cadastrados, possa ser estendido a 100% do eleitorado.
As campanhas em rádio, TV e nas redes sociais devem começar ainda neste mês de março, pois a coleta biométrica neste ano eleitoral só pode ser realizada até 8 de maio, ou seja, nos 150 dias anteriores às eleições.
O cadastro biométrico é de graça e tem como objetivo das mais segurança ao voto. As pessoas não identificadas biometricamente não serão impedidas de votar. Quem ainda não estiver identificado biometricamente pode procurar o cartório eleitoral de sua localidade para realizar esse cadastro, verificando a necessidade de agendamento prévio.
A questão do cadastro é a segurança e celeridade no processo. Atualmente, dos mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano (excluindo DF, Fernando de Noronha e Zona ZZ – exterior), cerca de 81,3% (pouco mais de 125 milhões) têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
Fonte: Metrópoles