Desembargadora do MT convoca eleitores de Rosário Oeste para coleta biométrica de dados

 A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) em exercício, desembargadora Maria Helena Póvoas compareceu na solenidade de abertura da Revisão Biométrica do município de Rosário Oeste, que ocorreu nesta última segunda (29/07), ocasião em que convocou a população a fazer a revisão do título de eleitor e a coleta biométrica de dados. Segundo a Desembargadora, ao se cadastrar o eleitor recebe o ingresso necessário para participar das Eleições/2014, que é uma grande festa da democracia.

 
“Temos um encontro marcado com a democracia para o próximo ano, que é a eleição. É uma festa, onde os principais convidados e protagonistas são os eleitores. A Justiça Eleitoral faz questão de convidá-los, mas só obtém o ingresso para essa grande festa, o eleitor que se cadastrar. A Justiça Eleitoral os esperam, a democracia abre os braços e a cidadania os convocam”, frisou a desembargadora.
 
Também presente na solenidade, o juiz da 3ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste, Edinei Ferreira dos Santos relatou que trabalhou como presidente de seção eleitoral antes de entrar para a magistratura e que na época, se deparou com situações de dificuldade na identificação do eleitor, nos casos de nomes semelhantes (homônimos). “A revisão biométrica modificará essa realidade e trará mais segurança na identificação do eleitor”.
 
Maria Helena destacou que a coleta de dados biométricos é um método que reconhece o individuo com base em suas digitais, o que resulta em mais credibilidade e segurança no processo de identificação do eleitor. “Nenhum de nós possui a mesma identificação digital, que é única, individual. Com a biometria, temos a garantia de que o eleitor que votou era de fato aquele que foi identificado pelo terminal da urna eletrônica”.
 
O Prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento histórico na vida dos eleitores de Rosário Oeste. “Este momento de revisão biométrica vai assegurar ainda mais transparência nas eleições que teremos no próximo ano. Hoje vivemos uma democracia firme, forte e confiante, que evoluiu ao longo dos anos, em legislação e tecnologia”.
 
Balbino pediu aos cidadãos de Rosário Oeste e as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que auxiliem a Justiça Eleitoral nesse processo de cadastramento. “Juntos vamos fortalecer ainda mais a democracia do nosso país. Que cada um faça a sua parte”.
O Promotor Eleitoral, também pediu o apoio da população. “Que cada eleitor divulgue a biometria em lugares mais distantes para os amigos e familiares”.
 
Cadastramento
 
Os 14 mil eleitores do município terão até o dia 28 de setembro para procurarem o posto de atendimento e se cadastrarem, o eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado.
Com o título cancelado, o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este, indispensável para tirar passaporte, fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do governo federal – bolsa escola, bolsa família, entre outros.
 
O atendimento inicialmente será realizado apenas no cinema municipal de Rosário Oeste, situado na Praça Manoel Loureiro, Centro, das 08 às 17hs. É obrigatório que o eleitor traga um documento pessoal com foto e comprovante de endereço atualizado.
 
Também serão montados dois postos de atendimentos em zonas rurais, a fim de atender comunidades, distritos ou assentamentos localizados a mais de 100 km de Rosário Oeste. Um posto de atendimento funcionará no Distrito Bom Jardim, que atenderá os Distritos de Marzagão e a Comunidade Ribeirão do Ouro, e o outro posto será instalado no Distrito Bauxi, este atenderá a comunidade local e também os eleitores dos assentamentos Jabotá e Jukará.
 
Para garantir um atendimento mais eficiente, com agilidade e sem filas, o chefe de cartório da 03ª Zona Eleitoral/Rosário Oeste, Eliton Dias Padilha explica que foi elaborado um cronograma de atendimento por seções e locais de votação. “Cada dia está previsto para atender eleitores de determinadas seções. Esse método já foi utilizado nas Revisões Biométricas dos municípios de Jangada e Nobres e trouxeram resultados positivos. É uma forma de evitar que os eleitores procurem o posto eleitoral no mesmo dia, causando filas extensas”.
 
Solenidade:
 
Participaram da solenidade de abertura da revisão as seguintes autoridades: a presidente em exercício do TRE, desembargadora Maria Helena Póvoas, o juiz Eleitoral, Edinei Ferreira dos Santos, o diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Diego, o secretário de tecnologia da informação do TRE, Ailton Lopes, o promotor eleitoral, Fábio Paulo da Costa Latorraca, prefeito do município de Rosário Oeste, João Antônio da Silva Balbino, o vice-prefeito, Valdemir Albino, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maxmar César Souza e o vice-presidente da 4ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dejair Roberto Liu Júnior.