Desafios da ICP-Brasil para 2014

 O ano de 2013 foi um ano de fortalecimento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, e, por consequência, crescimento das demandas por auditorias e fiscalizações em toda a cadeia. Dessa forma, a Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização – Dafn, aponta 2014 como um ano de grandes desafios para que seja mantida a excelência e a credibilidade da ICP-Brasil e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

 
No sentido de otimizar os processos de auditoria, fiscalização e normalização, o diretor da Dafn, Pedro Paulo Lemos, destacou a importância do parecer favorável que o ITI recebeu para a adoção do Plano de carreiras de Ciência & Tecnologia. “Essa é uma importante sinalização para constituição de um quadro próprio de servidores para o ITI, o que é essencial para a melhoria dos trabalhos de auditoria e fiscalização no âmbito da ICP-Brasil, já que a Infraestrutura está em constante crescimento”, afirmou Lemos.
 
Outro tema que teve grande relevância em 2013, e que deve seguir em pauta, são os estudos de mecanismos para garantir ainda mais segurança ao processo de emissão do certificado digital. “Com o aumento das aplicações que fazem uso do certificado para aquisição de benefícios, como o seguro desemprego, aumenta o interesse dos estelionatários em falsificar o certificado, por isso, nossa preocupação na constante busca por mecanismos de proteção contra as fraudes”, explicou o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Pinheiro. O assunto também foi reforçado pelo coordenador-geral de Normalização e Pesquisa, Wilson Hirata. “A ICP-Brasil é uma cadeia de confiança, por isso, direcionamos nossos esforços para manter essa confiança de todos em nossa infraestrutura. O estudo de mecanismos e políticas contra fraudes deve ser constante”, afirmou Hirata.
 
O ITI recebeu em 2013 a visita de delegações do exterior, o que aponta a importância e o alcance que o Sistema de Certificação Digital Brasileiro vem ganhando no cenário internacional. Neste ano, além dos positivos trabalhos de cooperação técnica com a República de El Salvador, o Instituto também recebeu comitiva da China para apresentar a ICP-Brasil. Segundo o diretor da Dafn, o Peru já demonstrou interesse em conhecer a certificação digital ICP-Brasil e pode ser uma nova parceria para 2014.
 
Para o próximo ano, Lemos destaca a implantação do Sistema de credenciamento, auditoria e fiscalização a distância, que fará uso do certificado digital ICP-Brasil. A plataforma, que já está pronta e passa por testes finais, deve facilitar e otimizar as rotinas de trabalho de auditoria e fiscalização do ITI.