por Renato Nunes
O Registro de Identidade Civil (RIC), a nova carteira de identidade equipada com chip e que trará todas as informações de identificação pessoal em um único documento, será um instrumento poderoso no combate à criminalidade. Essa é a opinião do deputado federal William Woo (PPS-SP), autor da emenda que viabilizou convênios para a confecção do documento.
No entendimento do deputado, o modelo dos documentos atuais são muito vulneráveis a falsificações. Ele explica também que há uma grande facilidade para se tirar novos documentos com outros nomes. "Basta ao criminoso tirá-los em outros estados", ressalta.
Fraudes
Com dispositivos especiais anti-falsificação, o que evitará fraudes a partir do roubo da carteira de identidade. O RIC possibilitará a criação de um banco de dados único com as digitais dos brasileiros, compartilhado entre os órgãos de segurança de todos os estados e municípios.
"Evitaremos fraudes, estelionatos e outros crimes. Além da facilidade de se ter em apenas um documento, as informações necessárias para sua cidadania", destaca William Woo.
O Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal pretende emitir de 100 mil a 200 mil registros de identidade civil (RIC) até o final de 2010. Ainda não foi definida a data de início da emissão dessas carteiras.