Decreto publicado ontem no Diário Oficial de Campo Grande pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) oficializa o uso exclusivo de cartões eletrônicos (Smart Card) nos ônibus articulados do transporte coletivo da Capital. A nova regra entra em vigor no dia 26 de agosto, data do aniversário da Capital. Conforme a Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) o objetivo da medida é reduzir o número de assaltos a ônibus e dar maior agilidade ao transporte urbano.
Segundo contabilização da Assetur, cerca de 600 assaltos são registrados por ano aos ônibus coletivos. Com o fim do uso do dinheiro para pagar a passagem, esse número irá cair. Além disso, conforme a empresa, com o cartão o embarque de passageiros torna-se mais ágil, reduzindo o tempo de permanência dos ônibus nos pontos.
De acordo com o Plano de Ação, a partir do dia 26, o uso obrigatório do cartão magnético ocorrerá nos 45 ônibus articulados. A estimativa da Agetran é que essa primeira ação atenderá cerca de 45 mil usuários, o que representa 12% do total de passageiros do transporte coletivo na Capital.
No dia 26 de outubro, dois meses após o início da implantação, o dinheiro não será mais aceito como pagamento da passagem nos ônibus que servem a linhas alimentadoras (azuis), o que abrangerá aproximadamente 200 ônibus.
A adoção total do sistema de cartão eletrônico, em todas as linhas e em todo o período de funcionamento do transporte coletivo urbano, deverá acontecer no dia 1º de Janeiro de 2012. A Assetur disponibiliza a solicitação do cartão pela internet, através do site www.assetur.com.br. O cartão pode ser feito também nos terminais de transbordo e na própria Assetur (Rua Visconde de Taunay, 345 – Bairro Amambay). Sem nenhum custo adicional, o cartão é entregue no endereço indicado pelo solicitante. (Com informações da assessoria da Assetur)