De acordo com a Serasa Experian, os mecanismos de busca são fortes impulsionadores para o e-commerce

 Diante de tantas técnicas de marketing digital para rentabilização de uma loja virtual, fica a pergunta: quais são as que trazem mais impacto? Uma pesquisa feita pela Serasa Experian aponta que os mecanismos de busca são a fonte mais importante para geração de tráfego e vendas.

O estudo de 2013 monitorou o comportamento de navegação e busca de 500 mil internautas em todo o Brasil, e uma amostra de varejistas digitais que concentra quase dois terços das visitas direcionadas a lojas de departamento. Os resultados apontam os mecanismos de busca como principais originadores de tráfego e conversão em vendas, com 30,4% e 30,2%, respectivamente. Mídias sociais, e-mail marketing e portais ficam, respectivamente, em segundo, terceiro e quarto lugar com os percentuais mostrados no infográfico.
 
A categoria “mecanismos de buscas” engloba resultados orgânicos e links patrocinados. O primeiro possui duas vantagens em relação ao último, de acordo com Diego Ivo, da consultoria Conversion. “Resultados orgânicos são percebidos com mais credibilidade pelo internauta, gerando uma taxa maior de conversão de visitas em vendas. E ainda constituem-se em vantagem competitiva, pois a otimização para que um site apareça em posição de destaque é construída com o tempo e é difícil de ser copiada por novos players” diz Ivo.
 
Varejistas que contratam serviços de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento em ferramentas como o Google, por exemplo, possuem retorno de até 20 vezes sobre o investimento, segundo estudos de caso da Conversion. “É necessário acompanhar de perto os gastos e ganhos com mídia para que uma loja on-line cresça com escalabilidade e rentabilidade” conclui Ivo.