No dia 22/03/2020, o Diário Oficial da União (DOU) publicou, em edição extra, um decreto editado pelo Governo Federal definindo as atividades e serviços classificados como essenciais e que estão diretamente relacionados à pandemia do Coronavírus.
O Decreto nº 10.282/2020 engloba, entre os serviços essenciais, os relativos à Certificação Digital de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Para Gabriel Jório, Superintendente de Operações e Comercial da Valid Certificadora, manter o certificado digital como um serviço indispensável neste momento delicado que o mundo vivencia o COVID-19 foi uma medida acertada. “Se tivéssemos a interrupção deste serviço neste período crítico mundial, poderia haver uma quebra em praticamente todos os setores da economia”.
O certificado digital é um aliado no cenário atual, já que viabiliza diversos serviços eletrônicos essenciais, como a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), fundamentais para garantir o abastecimento de produtos de consumo como alimentos, medicamentos e insumos de todos os tipos.
Na área da saúde, por exemplo, os hospitais têm os procedimentos assinados em meio eletrônico por médicos, assim como os laboratórios de análises clínicas também assinam laudos com o certificado digital ICP-Brasil.
Além disso, com o Certificado Digital é possível assinar contratos à distância, criptografar e-mails, assiná-los, efetuar login e garantir acesso a vários sistemas, inclusive transações diretamente com o Governo, sempre com total segurança, integridade das informações e dos processos e com validade jurídica.
Vale ressaltar que é um período de declaração de Imposto de Renda e o uso do Certificado Digital Pessoa Física (eCPF) traz benefícios para os contribuintes, tais como usar a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, preenchimento online no site da Receita, mais rapidez na retificação dos dados, possibilidade de corrigir pequenos erros no preenchimento, mesmo após o envio da declaração e acompanhar em tempo real todo o processo, desde a entrega até a restituição. Tudo isso com mais segurança na transmissão da declaração.
Para finalizar, o executivo destaca que neste período que é importantíssimo manter-se em quarentena e se resguardar, devemos utilizar a tecnologia existente sempre a nosso favor. “É uma fase difícil e acredito que passará em breve, mas se todos se unirem, tenho a certeza que conseguiremos vencer esta etapa e sair mais fortes!”, finaliza Jório.
Sobre a Valid Certificadora
A Valid Certificadora é uma empresa do grupo Valid especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso, cifragem e autenticação realizando operações criptográficas padronizadas nacional e internacionalmente, de acordo com a regulamentação estabelecida, na identificação de pessoas físicas ou jurídicas para assinatura digital; geração e armazenamento seguro de evidências digitais de uma transação eletrônica e diversas outras soluções. Credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) é Autoridade Certificadora emitente dos certificados digitais ICP-Brasil, tais como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e, SSL. Entre as áreas de atuação especializadas é PSS – Prestadora de Serviço e Suporte ICP-Brasil, ACT – Autoridade de Carimbo de Tempo, PS EEA – Prestador de Serviço para Entidade Emissora de Atributo, PSC – Prestadora de Serviço de Confiança, PSBio – Prestadora de Serviço Biométrico, Hub de Serviços em Blockchain e Platinum Partner GlobalSign para emissões de SSL raiz internacional. Para conhecer mais sobre os serviços Valid em certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo, certificados de atributo e desmaterialização de processos e documentos, visite: www.validcertificadora.com.br ou https://blog.validcertificadora.com.br/podecontar/
Sobre a Valid
A Valid (B³: VLID3 – ON) torna a vida digital mais segura com soluções que garantem identificação em documentos, smartphones, cartões com chip, certificados digitais, aplicativos bancários, meios de transporte e onde mais os dados de clientes de todo o mundo estiverem.
Seis mil funcionários em 16 países consideram as particularidades de cada cultura e região para criar soluções personalizadas e integradas, colocando a Valid como relevante player global na esfera da vida conectada.
Identificando objetos, transações e pessoas com segurança, alcançou faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2018 e é hoje a maior empresa na emissão de documentos de identificação no Brasil, 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores fabricantes de cartões bancários do planeta.
Para saber mais, acesse www.valid.com